Campanha de combate ao trabalho escravo é lançada pelo MPT

Publicado por swadmin
Campina Grande,

Para combater a resistente prática do trabalho escravo no Brasil, o Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou na última sexta-feira (27) a Campanha Nacional de Combate ao trabalho escravo. A iniciativa visa esclarecer o que é o trabalho escravo contemporâneo e fazer um alerta para a sociedade sobre a existência dessa prática.

A entidade estima que existam no país cerca de 20 mil trabalhadores/as que trabalham em condições análogas à escravidão, fazendo assim com que ainda permaneça no Brasil a raiz da escravidão, que foi, pelo menos no papel, abolida em 1888. Apesar da conquista dos direitos trabalhistas e das constantes fiscalizações, muitos empresários insistem em lucrar através da exploração de trabalhadores.

Por meio de spots, vídeos, cartazes e outras publicações, a campanha esclarece que o trabalho escravo não está apenas no meio rural, mas migrou também para zona urbana, para a área da construção civil, setor têxtil e em grandes obras, como algumas hidrelétricas, no momento de suas instalações. "O trabalho escravo não está distante. Ele pode ser o que nós, como consumidores, usufruímos”, declarou Otávio Brito Lopes, Procurador-Geral do Trabalho.

Por isso, a vice-coordenadora da campanha, Paula D