Campanha Ficha Limpa volta a recolher assinaturas na Pça da Bandeira

Publicado por swadmin
Campina Grande, 14 de agosto de 2008

As entidades de Campina Grande que compõem o Comitê 9.840 que coordena a Campanha “Ficha Limpa” vão voltar a coletar assinaturas na Praça da Bandeira. De 18 a 23 de agosto, das 8h às 17h haverá um ponto fixo recolhendo assinaturas e o comitê lembra a população que para participar é necessário levar o título de eleitor.  

 

A Campanha Ficha Limpa, pretende recolher assinaturas de 1% do eleitorado brasileiro para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular em que se pretende impedir pessoas que respondam a processos na justiça e que tenha sido julgados e condenados em primeira e única instância, possam se candidatar a cargos eletivos. A Campanha está acontecendo em todo o Brasil encabeçada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – MCCE. Em Campina Grande fazem parte deste movimento entidades como o Centro de Ação Cultural – CENTRAC, a Diocese, a Cáritas, A DUFCG, A Comissão de Direitos Humanos da UFCG e a OAB Sub Seccional Campina Grande entre outras.

 

Depois da decisão do STJ de liberar as candidaturas de pessoas com “ficha suja”, a Campanha ganhou ainda mais força, e um clamor da sociedade em favor da moralização da política, daí a necessidade desta proposta virar lei. O MCCE divulgou uma nota a toda a sociedade, o documento revela que o Projeto de Lei conta com a simpatia da maioria da população: “Uma pesquisa da AMB/Vox Populi já demonstra: 88% dos brasileiros não aceitam candidatos já condenados em primeira instância.” , diz o documento.

 

O Comitê funciona na sede do CENTRAC localizada à Rua Rodrigues Alves, 672, no Bairro da Prata.

 

O Comitê chama-se “9.840” porque este é o número da Lei aprovada em 1999, que tornou possível a cassação, até o presente momento, de mais de 600 políticos por compra de votos e uso eleitoral da máquina administrativa. Foi a primeira vez que a sociedade brasileira apresentou e viu aprovado um projeto de lei de iniciativa popular em que se concedia à Justiça Eleitoral poderes mais amplos para aplicar punições aos que praticam atos de corrupção eleitoral.

 

Este ano a Campanha aproveita o ano Eleitoral onde o debate sobre a política e representação se amplia, para discutir com a sociedade e conquistar adesões para o Projeto de Lei. Os postos de coletas fixos estão instalados na sede da OAB Subseccional Campina Grande das 13h às 18h; na sede do Conselho Regional de Assistência Social das 12h às 18h; no Secretariado Diocesano das 8h às 12h e de 14h às 17h; na sede do Centrac das 13h30 às 17h30, em Lagoa Seca no Sindicato dos Trabalhadores Rurais  das 8h às 12h e na sede do Conselho Tutelar de Lagoa Seca de 14h às 17h e na Secretaria da Igreja de Lagoa Seca pela manhã e à tarde.