Roda de diálogo debaterá o papel da juventude no atual contexto político brasileiro

Publicado por Thaynara Policarpo
Campina Grande, 1 de novembro de 2016

quintas-dialogicasNa próxima quinta-feira, dia 03 de novembro, às 19h, será realizada mais uma edição do projeto “Quintas dialógicas”, que terá como tema “Ocupar, resistir, subverter e o papel das juventudes em tempos de golpe”. O evento visa promover um debate sobre as lutas e resistências das juventudes no atual contexto político nacional, de ocupação de escolas, universidades e institutos federais por todo o país.

Durante a programação, haverá uma mesa de diálogo com a participação de Rafaela Sousa, membro do Conselho Municipal de Juventude de Campina Grande e integrante da Rede Ecumênica de Juventude (REJU); Marcos Moraes, Coordenação do Cine Teatro São José e Ronilso Pacheco, teólogo, ativista e articulador social da ONG Viva Rio, que também fará o lançamento do seu livro “Ocupar, resistir, subverter: igreja e teología em tempos de violencia, racismo e opressão”. A mesa será mediada pela Coordenadora do Programa Juventude e Participação Política do Centro de Ação Cultural (CENTRAC), Patrícia Sampaio.

O evento é uma realização do CENTRAC e do Cine Teatro São José, em parceria  com a Rede Ecumênica de Juventude (REJU), Ong Pró-adolescente, Mulher, Espaço e Vida (PROAMEV), Associação de Juventude pelo Resgate a Cultura e Cidadania (AJURCC), Rede de Jovens do Nordeste (RJNE) e Conselho Municipal de Juventude Campina Grande.

Quintas dialógicas – As Quintas Dialógicas são uma iniciativa de promover um debate franco e aberto entre a sociedade, artistas e acadêmicos, trazendo consigo a ideia de multidisciplinaridade, trabalhando diversos temas que possam se relacionar com o conceito de cultura, no âmbito sociológico, filosófico, midiático, computacional, etc. O projeto promovido pelo Governo do Estado da Paraíba, através da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, busca fomentar a formação intelectual e artística dos participantes.

Programa Juventude e Participação Política do CENTRAC – visa promover a formação política de jovens, voltada para a indivisibilidade dos direitos humanos, estimulando a participação social e a qualificação da sua intervenção nas políticas públicas. As ações desenvolvidas fortalecem as organizações e a autonomia das juventudes e estimulam sua atuação em fóruns e redes.