Cooperativa de Catadores CATAMAIS de Campina Grande aprova seu plano de negócios

Publicado por Aurea Olimpia
Campina Grande, 22 de março de 2017

DSCN9665As nove cooperadas da CATAMAIS (Cooperativa de Catadores e Catadoras de Campina Grande) aprovaram, nesta terça-feira,20 de março, o plano de negócio do empreendimento. O processo de elaboração do Plano contou com a assessoria do Centro de Ação Cultural (Centrac), por meio do Projeto Cooperar para Melhor Coletar.

Para a elaboração do plano, foram realizadasoito oficinas entre os meses de outubro de 2016 e março de 2017. No processo, também foi elaborado o regimento interno da cooperativa, documentos essenciais para o bom gerenciamento do empreendimento. Durante as oficinas, as catadoras discutiram sobre o surgimento da CATAMAIS, como ela funciona, o perfil das cooperadas, como a cooperativa interage com as pessoas e instituições e como é feito o trabalho da coleta.

DSCN9666De acordo com Mary Alves, coordenadora do Projeto Cooperar para Melhor Coletar “a maioria das empresas têm plano de negócio. É ele quem diz as necessidades da empresa, como um planejamento que serve de estratégia para o empreendimento e também para orientar as cooperadas sobre os caminhos que devem seguir”.

O plano de negócio da CATAMAIS abrange o Histórico e descrição da CATAMAIS; o Perfil dos/as cooperados/as; o Compromisso com a Comunidade Interna e Externa; a Análise Estratégica; a Análise do mercado; os Dados e projeções financeiras; além da Estratégia de Marketing para o empreendimento.

No momento de aprovação, as catadoras ainda discutiram sobre o desafio da diminuição dos resíduos nasDSCN9670 coletas. “Tinham rotas que em uma rua só a gente já saía com dois cainhos cheios. Agora, a gente volta com um e ainda pela metade”, contou a cooperada Valdinete Aires da Silva. Para a Presidente da CATAMAIS, Lourdes Bezerra, um dos problemas que promovem a diminuição da coleta é a disputa com o Grupo Energisa, já que a empresa oferece descontos na conta de energia elétrica para os clientes que trocarem o material reciclável como papel, plástico, vidro e metal em uma ação que inclusive fere o que preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos, já que a partir dessa política os resíduos recicláveis possuem uma função de inclusão social e econômica dos catadores e catadoras.  “Depois da Energisa tudo ficou diferente e isso prejudica o nosso trabalho, porque eles não precisam dos materiais, mas a gente precisa, é o nosso sustento”, afirmou Lourdes.

Após a provação, o plano de negócio da CATAMAIS será diagramado e impresso. “Agora que a gente tem o plano pronto, fica mais fácil pra gente procurar novos parceiros e se organizar melhor dentro da cooperativa”, afirmou a Catadora Valdete Aires da Silva.

CATAMAIS – A Cooperativa foi fundada em 19 de Abril de 2008 por 23 (vinte e três) associados/as mobilizados/as a partir do Projeto Transformar para Incluir, coordenado pela Profª Dra. Jussara Carneiro Costa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).