Seminário em Campina Grande debaterá o impacto da Reforma da Previdência na vida de trabalhadores urbanos e rurais

Publicado por Aurea Olimpia
Campina Grande, 20 de abril de 2017

Na próxima quarta-feira, dia 26 de abril, o Centro de Ação Cultural (Centrac) e o Fórum de Lideranças do Agreste (Folia) irão realizar o Seminário “A Reforma da Previdência e as ameaças às conquistas da classe trabalhadora”. O evento, que é aberto ao público, acontecerá das 9h às 16h, no auditório da Vila do Artesão, localizada na Avenida Almeida Barreto, S/N, no bairro do São José em Campina Grande-PB.

Os objetivos do Seminário são difundir junto a sociedade em geral os impactos negativos da Proposta de Emenda à Constituição N° 287/2017 de Reforma da Previdência Social do Governo Temer, que está em discussão no Congresso Nacional, além de traçar estratégias conjuntas de resistência à proposta no campo e na cidade. Estarão presentes cerca de 60 pessoas, entre lideranças de entidades rurais e urbanas representativas da sociedade, entre elas entidades de agricultores e agricultoras, trabalhadoras domésticas, catadores e catadores de materiais recicláveis, artesãos e outros segmentos da economia solidária.

A programação terá início com dois depoimentos de lideranças representativas das áreas urbana e rural sobre as lutas e as conquistas de direitos no campo da seguridade social ao longo dos anos, no período da manhã. À tarde haverá uma mesa de debate com as presenças de Eleumar Meneses Sarmento, médico perito do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de Luciano Queiroz, professor do departamento de História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e de Roselita Vitor, liderança da coordenação do Polo Sindical das Organizações da Agricultura Familiar da Borborema.

Após os debates, haverá um momento dedicado ao levantamento de estratégias de ação para o enfrentamento à proposta de Reforma da Previdência. O Seminário conta com as parcerias da Comissão Pastoral da Terra (CPT) Campina Grande e do Serviço Pastoral do Migrante do Nordeste (SMP-NE). Conta ainda com os apoios das agências de cooperação internacional Comitê Católico contra a Fome e pelo Desenvolvimento (CCFD) da França e Misereor, da Alemanha.

PROGRAMAÇÃO

08h – Credenciamento
09h – Abertura/Boas vindas
09h15 – Introdução ao tema: Previdência – nenhum direito a menos
– Depoimentos com resgate de conquistas a partir da Constituinte, a CF/88 e os avanços ao longo do tempo.
– Debate
12h – Almoço
13h – Dinâmica de animação
13h10 – Mesa de debate:
– Eleumar Meneses (INSS)
– Luciano Queiroz (UFCG)
– Roselita Vitor (Polo da Borborema)
14h – Debate
14h40 – Encaminhamentos: um convite à luta
15h30 – Avaliação/encerramento