Campanha pretende estimular a população a doar materiais recicláveis para cooperativas de catadores em Campina Grande

Publicado por Aurea Olimpia
Campina Grande, 26 de maio de 2017

O Centro de Ação Cultural – Centrac, em parceria com as cinco cooperativas e associações de catadoras e catadores de materiais recicláveis de Campina Grande está promovendo a Campanha “Reciclar é transformar”, por meio do Projeto Cooperar para Melhor Coletar, desenvolvido com o apoio do Ministério do Trabalho e da Previdência Social e da Secretaria Nacional de Economia Solidária.

O objetivo da Campanha é contribuir para elevar a grau de consciência da população para a destinação correta dos materiais recicláveis e reaproveitáveis, elevando o volume do material coletado pelos empreendimentos de catadores, impactando positivamente a sua renda e ainda contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Foram produzidos um vídeo promocional e um spot para veiculação em rádios locais, com mensagens sobre a importância da reciclagem, além de imas de geladeira, folders explicativos e banners para cada empreendimento. Os materiais serão distribuídos pelos catadores durante as suas rotas de coleta, auxiliando no trabalho de educação ambiental que eles já fazem.

As cinco cooperativas e associações são o Centro de Arte em Vidro (CAVI), a Cooperativa de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (CATAMAIS), a Associação de Recicláveis Nossa Senhora Aparecida (ARENSA), a Cooperativa dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis (COTRAMARE) e a Cooperativa de Trabalho dos/as Catadores e Catadoras de Campina Grande (Cata Campina).

O Projeto “Cooperar para Melhor Coletar”, atuou entre os anos de 2013 e 2017 e envolveu diretamente 600 catadores, beneficiando 400 deles, sendo 45 integrantes de empreendimentos econômicos solidários (cooperativas e associações) e 355 que desenvolvem seu trabalho de forma avulsa/individual nas ruas ou nos lixões. As ações realizadas foram responsáveis pelo despertar dos/as catadores/as avulsos/as para a necessidade de adesão ao trabalho organizado e coletivo, como forma de acessarem políticas públicas de inclusão social e econômica, e consequentemente melhorarem suas condições de vida e trabalho. As ações também sensibilizaram gestores públicos pra adorarem políticas adequadas de gestão de resíduos sólidos.