CENTRAC participa de formação para profissionais técnicos sobre o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo

Publicado por Thaynara Policarpo
Campina Grande, 14 de novembro de 2017 · Editar

Foi concluído na manhã desta quarta-feira (14) o curso de Formação para profissionais técnicos com o tema “Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo em Meio Aberto: Saberes e práticas”. A atividade foi promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campina Grande, com o objetivo de fomentar e qualificar a formação de profissionais do Sistema Socioeducativo, proporcionando alinhamento conceitual e metodológico, de forma a impactar diretamente no cumprimento das orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE e do Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Cerca de 30 profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente de Campina Grande participaram da formação. O curso teve duração de 40h e contou com a assessoria do Centro de Ação Cultural – Centrac, através da socióloga Ana Patrícia Sampaio, que ministrou o conteúdo sobre a intersetorialidade no SINASE. A atividade contou ainda com a assessoria do advogado e procurador da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente – FUNDAC, Alysson Filgueira, da assistente social da Vara da Infância e Juventude, Mickaelli King, da assistente social e professora da Universidade Estadual da Paraíba, Thereza Karla de Souza Melo e representantes da coordenação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Maria do Socorro de Carvalho e Luiz Teodoro Corrêa do Prado.

A proposta do CMDCA é dar continuidade às formações em 2018.

A Lei nº 12.594/12, que instituiu o SINASE, estabeleceu a obrigatoriedade de, em cada município brasileiro, ser implementada a política municipal de atendimento socioeducativo. Para tanto o CMDCA, através da Comissão de Formação, está oferecendo formação para as equipes que atuam no SINASE possam ter a reflexão crítica das práticas institucionais, bem como a construção de fundamentos teóricos e metodológicos comuns no âmbito do Sistema de Atendimento Socioeducativo no Município de Campina Grande.