Feira Agroecológica ‘Por um São João livre de transgênicos e agrotóxicos’ acontecerá na Praça da Bandeira nesta quarta (06)

Publicado por Aurea Olimpia
Campina Grande, 4 de junho de 2018

Dentro da semana do meio ambiente, acontecerá em Campina Grande, na próxima quarta-feira, dia 06 de junho, das 7h às 12h, na Praça da Bandeira, Centro, a Feira Regional de Produtos Agroecológicos. Com o tema ‘Por um São João livre de transgênicos e agrotóxicos’, a feira comemora a semana nacional dos orgânicos e o dia mundial do meio ambiente, 5 de junho.

Promovida pela Comissão Estadual de Produção Orgânica – CPOrg-PB, a feira contará com uma estrutura de mais de 20 barracas, oferecendo aos consumidores uma diversidade de hortaliças, frutas, ovos, leite e derivados, grãos e produtos beneficiados como doces, bolos, polpas de frutas, beijus, tapiocas e artesanato. A feira estava prevista para acontecer no último dia 30 de maio, mas em função dos acontecimentos desencadeados pela greve dos caminhoneiros, o evento precisou ser adiado e acontece nesta quarta-feira (6).

A Comissão Estadual de Produção Orgânica (CPOrg), é formada por representantes de segmentos da rede de produção orgânica da Paraíba e entidades governamentais e não governamentais. Promovem ainda a feira o Núcleo de Extensão Rural em Agroecologia da Universidade Estadual da Paraíba (NERA-UEPB), o Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia e Produção Orgânica: Agrobiodiversidade do Semiárido (CVT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Articulação Paraibana de Agroecologia.

Na Praça da Bandeira estarão comercializando seus produtos representantes da Rede de 12 Feiras Agroecológicas da EcoBorborema; da Tenda Agroecológica do Cariri Oriental; da Bodega Agroecológica do Cariri, Seridó e Curimataú e das Feiras Agroecológicas de Picuí, Cuité, Aroeiras, Ingá, Monteiro, Sumé, entre outros municípios.

Programação cultural

Além da comercialização dos produtos, a Feira Regional na Praça da Bandeira terá ainda uma programação cultural com apresentações de teatro, poesia e trio de forró. Durante toda a manhã, feirantes, estudantes, professores e pesquisadores estarão no local distribuindo materiais e dialogando com a população que passa pelas imediações sobre alimentação saudável e as diferenças entre os produtos agroecológicos e orgânicos, os riscos dos transgênicos e agrotóxicos, entre outros assuntos. Haverá ainda a venda do fubá agroecológico, com a produção e degustação do cuscuz não transgênico no local, com distribuição de material explicativo sobre o assunto.

Todos os anos, as CPOrg’s estaduais promovem a Campanha “Produto Orgânico melhor para a vida” que tem como objetivo o esclarecimento dos consumidores sobre o que são os produtos orgânicos, fazendo uma abordagem sobre os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses produtos, estimulando o seu consumo.

Em outras regiões da Paraíba, estão acontecendo diversas ações, promovidas pelas entidades participantes da CPOrg-PB. A campanha foi criada pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA em 2005, para incentivar a produção orgânica no Brasil e tem como principal objetivo reforçar, para a população brasileira, principalmente a urbana, que os sistemas orgânicos/agroecológicos buscam viabilizar a produção de alimentos de forma mais harmônica com a natureza, contribuindo para a saúde de todos, com justiça social em suas redes de comercialização.

Foto: Arquivo AS-PTA.

Programação:

06h – Chegada dos feirantes/participantes e montagem das barracas

08h – Abertura oficial com apresentação dos territórios e feiras

8h20 – Falas dos organizadores

09h – Intervenções sobre agroecologia na agricultura familiar

10h – Teatro – Campanha contra os Agrotóxicos

10h20 – Música poesia, animação.

12h – Encerramento