Município de Soledade-PB sediará 8ª Festa Estadual das Sementes da Paixão

Publicado por Aurea Olimpia
Campina Grande, 1 de junho de 2019

Com o tema “Comunidades guardiãs: protegendo a biodiversidade e garantindo alimentação saudável”, acontecerá no município de Soledade, no Cariri Paraibano, de 5 a 7 de junho, a oitava edição da “Festa Estadual das Sementes da Paixão”. A Festa, que acontece a cada dois anos, é uma iniciativa da Articulação do Semiárido Paraibano – ASA Paraíba, uma rede de organizações não governamentais, sindicatos e associações de promoção da agricultura familiar agroecológica. A ASA Paraíba integra a Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA Brasil que está organizada também nos outros nove estados do Semiárido: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais.

O local do evento será o Clube Recreativo de Soledade, localizado à Rua Prefeito Inácio Claudino, nº 180, Centro. A programação terá uma feira de produtos agroecológicos e sementes aberta ao público nos três dias de evento. No primeiro e segundo dias, haverá uma formação voltada para 200 agricultores vindos das sete microrregiões onde a ASA Paraíba atua (Cariri Oriental e Ocidental, Seridó, Agreste, Curimataú, Média Sertão, Alto Sertão e Borborema).

No segundo dia de evento, os participantes irão se dividir em quatro oficinas simultâneas, parte delas acontecerá nas comunidades rurais da região. Já no último dia de evento, 07 de junho, haverá ato público e uma caminhada pelas ruas centrais da cidade com a presença de cerca de mil pessoas.

A Festa Estadual tem como principais objetivos fortalecer o intercâmbio de experiências entre as famílias na gestão e conservação sementes e refletir sobre o avanço dos transgênicos no estado da Paraíba, suas ameaças para a conservação das sementes crioulas, bem como definir estratégias de enfrentamento. Outro objetivo é construir propostas para subsidiar a formulação de políticas públicas de sementes no Estado da Paraíba.

Sementes da Paixão

“Sementes da Paixão” é o termo pelo qual ficaram conhecidas na Paraíba as sementes nativas, ou crioulas, adaptadas às condições climáticas e ambientais locais. Estas sementes constituem em um patrimônio genético selecionado e preservado por famílias agricultoras há várias gerações, os “guardiões e guardiãs”. Elas são armazenadas em silos, tonéis ou garrafas pet em bancos de sementes comunitários ou familiares espalhados pelo estado como uma estratégia para se ter a semente sadia e segura no momento certo de plantar, garantindo autonomia e segurança alimentar para os agricultores. O nome veio da “paixão” que os agricultores tem pela sua semente.

Programação

05 de junho, quarta-feira

19h – Abertura Oficial da Festa Estadual das Sementes da Paixão e Feira e Feira de Sabores e Saberes

06 de agosto, quinta-feira

8h – Plenária: Reafirmação das lutas, conquistas e perspectivas para produção de sementes crioulas na Paraíba

1.Atualização do avanço dos transgênicos e sugestões de enfrentamento (GT Biodiversidade ANA);

2.Papel das pesquisas e as sementes da paixão (Embrapa);

3.Perspectivas sobre o Programa de Sementes Crioulas (Governo da Paraíba);

Debate

12h – Almoço

14h – Oficina 1: Atualização sobre o avanço dos transgênicos e estratégias de Resistencia nos Territórios da ASA Paraíba. Local: Comunidade Pedra D’água dos Martins, São Vicente do Seridó.

Oficina 2: Papel das pesquisas no resgate das sementes da paixão e proteção contra avanços dos transgênicos. Local: Soledade

Oficina 3: Ameaça dos transgênicos para criação animal. Local: Soledade)

Oficina 4: O papel dos bancos comunitários de sementes na conservação do patrimônio genético e no enfrentamento à contaminação dos transgênicos.

Comunidade Capoeiras e Coalhada. Local: Cubati

Oficina 5: As sementes da paixão e a comida de verdade no campo e na cidade

Experiência da Escola Municipal de Soledade e CENEP. Local: Escola de Soledade

18h – Jantar

19h – Noite Cultural e Feira de Sementes da Paixão

Teatro – Atuais hábitos alimentares (Grupo Caras e Bocas);

– Falas sobre a comida de verdade;

– Continuidade da Feira de Sementes;

– Barraca de realização de testes de transgenia e emissão de certificado livre de transgênicos

07 de agosto, sexta-feira

8h – Acolhida das Caravanas

9h30 – Caminhada

11h – Plenária de Encerramento e Afirmações de Compromissos

Falas políticas: Agricultor e Agricultora, CONSEA; ASA Brasil, Embrapa, Gestores públicos (Governo do Estado); ASA Paraíba.

13h – Encerramento