CENTRAC apresenta sua experiência de trabalho em Escola Cidadã de Campina Grande

Publicado por Aurea Olimpia
Campina Grande, 12 de junho de 2019

Na tarde desta terça, dia 11 de junho a Socióloga Ana Patrícia Sampaio participou de uma aula da disciplina “Colabore e Inove” ministrada pela professora Roberta Andrade na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Hortensio de Sousa Ribeiro (Premen).

A atividade reuniu cerca de 150 jovens e buscou conectar os conteúdos que estão sendo trabalhados na disciplina como a “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com o trabalho desenvolvido pelo Centrac, especialmente quanto às ações que buscam a garantia do direito humano à alimentação adequada e a equidade de gênero.

Foram apresentados os programas desenvolvidos pela instituição e discutidas as conexões estabelecidas com os ODS’s, o surgimento dos mesmos, a construção da Agenda 2030 e qual o papel de cada pessoa e dos agentes públicos no cumprimento dessa agenda. Estudantes fizeram questionamentos quanto à construção da Agenda 2030 e discutiram como os temas dos ODS’s estão relacionados com a qualidade de vida da juventude. Ao final, se comprometeram em cumprir alguns dos ODs’s, especialmente o ODS 2 que visam acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição, promover a agricultura sustentável e o ODS 3 que busca alcançar a igualdade de gênero e empoderar mulheres e meninas.

A disciplina “Colabore e Inove” fundamenta-se no método da aprendizagem centrada no estudante de Carl Roger e na pedagogia da autonomia de Paulo Freire e visa trabalhar as habilidades da comunidade estudantil para compreensão do contexto e criação de soluções para desafios cotidianos, facilitando os meios para criar um ambiente que estimule o empoderamento, a participação e a colaboração e o fortalecimento da autoconfiança e da autonomia discente.

Foi criada pelas professoras Luiza Iolanda Cortez e Giovania Lira no contexto do Programa Gira Mundo Finlândia, ocorrido entre 2017 e 2018 e gerou-se a partir da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SEE), a Comissão Executiva das Escolas Cidadãs Integrais e a Instituição Proakatemia (Cultura e Educação Empreendedora) da Universisty of Applied Sciences (TAMK) da Finlândia.