Fórum Paraibano de Segurança Alimentar realiza plenária de rearticulação em Campina Grande

Publicado por Aurea Olimpia
Campina Grande, 11 de julho de 2019

No último dia 10 de julho, na sede do Centro de Ação Cultural – CENTRAC, em Campina Grande-PB, aconteceu uma plenária de rearticulação do Fórum Estadual de Soberania Alimentar e Nutricional – FPBSSAN. O encontro reuniu representantes de entidades, movimentos sociais do campo e da cidade, membros de conselhos de políticas públicas e de classe que trabalham em prol do direito humano à alimentação no estado.

Maria do Socorro Oliveira, do Centrac e integrante da comissão que convocou a plenária, lembrou no início do evento que, embora o fórum não tenha conseguido se reunir no ano passado, em consequência do ano eleitoral conturbado, as organizações continuaram atuando e promovendo lutas e ações em torno da temática. Ela falou ainda sobre as perspectivas para os próximos meses, com as conferências municipais e estaduais de segurança alimentar: “A intenção da plenária é a de retomar o trabalho, pois o Fórum tem um papel importante na construção e articulação das conferências de segurança alimentar que virão”.

O FPBSSAN é um espaço no nível estadual que faz parte do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), e com ele compartilha o propósito de articular pessoas, organizações, redes, movimentos sociais e instituições de pesquisa na luta pelo Direito Humano à Alimentação. O espaço busca ainda sensibilizar para uma visão mais ampla da questão, trabalhando com variadas perspectivas do sistema alimentar: produção, processamento, abastecimento e consumo.

Durante a plenária foi feita a eleição da nova coordenação do FPBSSAN e foram discutidos assuntos como: Agenda de atividades para o restante de 2019; Definição de prioridades; Semana Mundial de Alimentação (outubro); Identidade visual do Fórum; Conferências Municipais e Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional; Natal sem Fome como espaço de defesa do Direito à Alimentação.