A Associação das Domésticas de Campina Grande convida as cerca de 100 trabalhadoras associadas, para uma Assembléia Extraordinária no dia 21 de setembro, domingo, às 15h, na sede da Associação localizada à Rua Supino Colaço, nº 23, no Bairro de São José, próximo ao Hospital Regional.
O Objetivo da Assembléia é a atualização do estatuto da Associação, de acordo com o novo Código Civil. Durante o mês de julho, as associadas se reuniram para fazer a discussão das mudanças que agora, depois de aprovadas, vão ser referendadas em Assembléia. Na ocasião também vai ser escolhida a nova diretoria da entidade, que concorre em chapa única. A diretoria é formada por um colegiado de três pessoas: Ana Lúcia Santana (Presidenta), Adriana Bezerra (Secretária) e Ivanilda Paulino da Silva (Tesoureira). E também por um Conselho Fiscal de três membros: Marinete Jacinta da Conceição, Adriana Rodrigues, Maria do Socorro Freitas Santos e Ana Cláudia Santana.
A reestruturação da Associação faz parte do conjunto de ações do Projeto “Construindo uma Nova Cultura de Direitos no Universo das Trabalhadoras Domésticas” coordenado pelo Centro de Ação Cultural – CENTRAC.
O projeto conta com o apoio financeiro da Agência de Cooperação espanhola Manos Unidas e visa qualificar trabalhadoras domésticas para o exercício da atividade doméstica com vista à construção de uma nova cultura de respeito aos direitos humanos e exercício da cidadania. E para isso, se faz necessária uma reorganização da Associação para que ela se fortaleça e tenha condições de apoiar as lutas das Trabalhadoras Domésticas organizadas.
O Projeto também inclui assessoria jurídica às trabalhadoras e cursos de qualificação profissional como: direitos trabalhistas e previdenciários, informática, culinária e gestão sindical, entre outros. Além de participar do processo de qualificação, as trabalhadores tem discutido temas relevantes como o combate a todos os tipos de violência contra a mulher e a Lei Maria da Penha e participado de espaços como as Conferências Municipal e Estadual da Mulher.
A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas – FENATRD, o Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Recife, a Delegacia Regional do Trabalho de Campina Grande e o INSS têm sido parceiros nesta iniciativa, participando de seminários e atividades de formação promovidas pela entidade, onde direitos trabalhistas e previdenciários foram debatidos.