Articulações

O CENTRAC se articula com outras organizações e pessoas que têm objetivos em comum, a exemplo dos Fóruns, onde atuam uma multiplicidade de sujeitos – sindicatos, movimentos sociais, organizações populares, ONG’s, entidades profissionais, universidades, corpo técnico de ONG’s, lideranças comunitárias e militantes. Esses Fóruns têm mostrado sua importância no sentido de potencializar as experiências desenvolvidas pelos diversos segmentos e agentes sociais bem como sua capacidade de incidência política.

Fóruns e articulações nos quais o CENTRAC está inserido:

Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (ABONG): Fundada em 1991 por um segmento de ONGs que têm seu perfil político caracterizado por: tradição de resistência ao autoritarismo; contribuição à consolidação de novos sujeitos políticos e movimentos sociais; busca de alternativas de desenvolvimento ambientalmente sustentáveis e socialmente justas; compromisso de luta contra a exclusão, a miséria e as desigualdades sociais; promoção de direitos, construção da cidadania e da defesa da ética na política para a consolidação da democracia.

Articulação do Semiárido Paraibano (ASA-PB): Desde 1993 a ASA-PB mobiliza organizações populares, movimentos sociais de luta pela terra, ONG’s, sindicatos, Pastorais, Associações, pessoas, entidades profissionais e lideranças rurais. Tem por objetivo refletir sobre o Semiárido paraibano e, ao mesmo tempo, buscar alternativas para solucionar seus problemas dentro de uma perspectiva agroecológica, através de construção e proposição de políticas públicas de convivência com o semiárido.

Fórum Paraibano de Soberania Alimentar e Nutricional (FPBSSAN): O FPBSSAN é um espaço estadual que se articula com Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), e com ele compartilha o propósito de articular pessoas, organizações, redes, movimentos sociais e instituições de pesquisa na luta pelo Direito Humano à Alimentação. O espaço busca ainda sensibilizar para uma visão mais ampla da questão, trabalhando com variadas perspectivas do sistema alimentar: produção, processamento, abastecimento e consumo.

Plataforma Mercosul Social e Solidário (PMSS): Coalizão que agrupa 16 ONGs e 150 Organizações e Movimentos Sociais da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Trabalha a dimensão social da integração regional a partir das práticas locais, tendo como linhas de ação a articulação e negociação para o diálogo regional transversal e a formação e recuperação de práticas e experiências que convergem para a incidência política, na perspectiva dos Direitos Humanos, da Justiça Social, do Feminismo e do respeito ao Bem Viver.

Articulação Paraibana de Agroecologia (ARPA): Espaço que reúne uma diversidade de atores sociais, entre quilombolas, indígenas, agricultores, jovens, mulheres e representantes de entidades de assessoria técnica, além de núcleos de agroecologia das universidades e institutos federais que trabalham pelo fortalecimento da agroecologia no campo e na cidade.

SerTão Paraibano: Espaço de diálogo para identificar e implementar estratégias que contribuam para o controle social das políticas públicas que apontem a geração de trabalho e renda para populações vulneráveis.