A Assessora Técnica do CENTRAC Ana Patrícia Sampaio, participou da Mesa Redonda "Movimentos em movimento. As expectativas para os movimentos sociais na atualidade" dentro do Encontro Paraibano de Estudantes de História, realizado no último final de semana em Campina Grande. O evento foi uma realização do Centro Acadêmico de História e a Federação do Movimento Estudantil de História e aconteceu nos dias 10 a 12 de outubro, no CEDUC I, no Catolé. O Encontro teve como tema "Parahyba: Memórias de vida, trajetórias de luta", e esteve voltado a professores, pesquisadores e estudantes de História e áreas afins, de diversas Instituições de Ensino Superior bem como atuantes em movimentos sociais.
Os objetivos foi o de possibilitar o interesse pelas múltiplas facetas dos movimentos sociais, fomentar discussões acerca da formação identitária do paraibano, fortalecer o Movimento Estudantil de História e buscar melhorias nas áreas de atuação dos profissionais de História no Estado.
Na programação do evento aconteceram debates, conferências, mini-cursos, apresentação de pesquisas desenvolvidas por estudantes e profissionais através das comunicações livres, grupos de discussões, manifestações artísticas e shows musicais.
Aconteceram também os simpósios temáticos "Estudos afro-brasileiros na Paraíba: discurso, prática e resistência"; "Movimentos Sociais no campo e na cidade"; "Cultura Política"; "Vida urbana e modernidade na Paraíba: representações na Literatura e nas Artes"; "Arqueologia pré-histórica e histórica: a evolução cultural do homem paraibano"; "Ensino de História da Paraíba", entre outros. E também, os mini-cursos "Sertões a dentro: a interiorização da colonização portuguesa na capitania da Parahyba"; "Teoria Social: ontem e hoje"; "A resistência dos Quilombolas na História da Paraíba"; "O jogo das oligarquias: política e conflitos sociais na Paraíba"; "O universo das inscrições rupestres da Paraíba"; "Usos de diferentes linguagens da História da Paraíba" e "O poder entre discursos e representações: a nova história política e a imprensa paraibana em debate". Haverá a mesa-redonda "Movimentos em movimento. As expectativas para os movimentos sociais na atualidade" ocorrida no domingo, dia 12, às 10h.