No último sábado aconteceu a "I Gincana da Cidadania”, realizada pelo Centro de Ação Cultural – CENTRAC, através do Projeto “Juventude Participa!”. O evento aconteceu no Ginásio de Esportes da Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima e reuniu um público de quase 250 jovens entre competidores e suas torcidas.
A gincana temática mobilizou cerca de 60 jovens divididos em duas equipes, uma branca e outra lilás. Depois de cumprir cerca de seis provas, mais perguntas feitas para as torcidas, a equipe Lilás saiu vitoriosa em um placar apertado, com diferença de 1,2 pontos. Algumas foram informadas com antecedência e tinha que ser preparadas previamente, já outras só foram conhecidas no momento da Gincana e venceu a equipe que conseguiu ser mais ágil e criativa.
Todas as provas envolveram os temas trabalhados durante os cursos e oficinas oferecidos pelo projeto e os jurados escolheram os vencedores em cada prova utilizando critérios de organização, criatividade e pontualidade. Três jurados convidados pelo CENTRAC escolheram a equipe vencedora que levou para casa uma mochila contendo um pen drive e um kit com um Estatuto da Criança e do Adolescente, uma Constituição Federal e a Cartilha do Projeto contendo os conteúdos ensinados durante o Curso “Juventude de Olho no Orçamento Público”. A equipe que não venceu também levou pra casa o kit contendo as publicações.
Os jovens do Juventude Participa! estão engajados ainda na Campanha “Ficha Limpa”, que inclusive foi uma das provas da Gincana, a equipe que conseguiu arrecadar o maior número de assinaturas para a Campanha ganhou mais pontos. A Campanha está coletando assinaturas em todo o país para criar uma lei que proíba a candidatura de políticos condenados por crimes graves, os chamados “ficha suja”.
O objetivo da Gincana foi o de criar um espaço de interação entre os jovens participantes do projeto e colocar à prova os conhecimentos adquiridos nos processos de formação do “Juventude Participa!”, onde são transmitidos de uma maneira leve e descontraída, noções de cidadania, direitos humanos, protagonismo juvenil, participação nas políticas públicas e no planejamento orçamentário dos governos.
O Projeto “Juventude Participa!”, foi lançado pelo CENTRAC em abril deste ano e atende a cerca de 60 jovens com idade entre 15 e 29 anos dos bairros de Catingueira, Cuités, Jeremias, Conceição, Jardim Continental e Bairro das Cidades. Os jovens estão participando de atividades de formação e sensibilização sobre a importância da participação cidadã e da vigilância contra a corrupção na gestão pública, com foco nas políticas públicas para a juventude. A data da Gincana foi escolhida em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, celebrado no 12 de agosto em todo o mundo e também o Dia Nacional da Juventude, de acordo com a Lei Federal Lei Nº 10.515, de 11 de julho de 2002.