O CENTRAC e a Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba-UEPB iniciaram no último sábado, dia 31 de novembro, uma nova turma do Curso Básico de Informática voltado à Trabalhadoras Domésticas.
O curso faz parte do Projeto “Construindo uma Nova Cultura de Direitos no Universo das Trabalhadoras Domésticas” coordenado pelo CENTRAC, em parceria com a Associação e também da “Campanha pela Valorização do Trabalho Doméstico: na luta por Direitos, Igualdade e Reconhecimento”, lançada este ano pelo CENTRAC e pela Associação das Domésticas com o objetivo de qualificar o trabalho doméstico e sensibilizar a sociedade civil e os agentes públicos para o reconhecimento dos direitos das trabalhadoras domésticas, pela igualdade de direitos com as demais categorias.
Desde o ano passado o projeto já qualificou mais de 100 mulheres que participaram de cursos gratuitos de informática, culinária, direitos trabalhistas e direitos previdenciários. As ações também incluem assessoria jurídica às trabalhadoras e apoio para participação de atividades como as Conferências e nos Conselhos de Políticas Públicas.
O curso é totalmente gratuito e acontecerá sempre aos sábados no laboratório de Informática do Curso de Administração da UEPB, através de uma parceria com a Pro-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade e mais diretamente com o Centro de Ciências Sociais Aplicadas, o CCSA.
O curso básico de informática vai atender a cerca de 60 mulheres ligadas à Associação das Trabalhadoras Domésticas que já vem desde o início do ano participando de uma série de atividades de formação/informação.