Movimento mundial da Rede WWF representa a preocupação com as mudanças climáticas no planeta, em especial com o aquecimento global
No próximo dia 26 de março (sábado), milhões de pessoas e milhares de cidades em todo o mundo vão apagar as luzes de suas casas, apartamentos, empresas e monumentos, durante uma hora. Algumas delas poderão imaginar que o gesto visa economizar energia. A maioria, no entanto, tem consciência de que o movimento mundial comandando pela Rede WWF representa a preocupação com as mudanças climáticas no planeta, em especial com o aquecimento global.
"É importante destacar que se trata de um ato simbólico, uma ação de engajamento; uma forma de todos mostrarem que desejam um mundo melhor, mais saudável e ambientalmente mais aceitável. Com o apagar das luzes, o que se espera é que muitas consciências se iluminem e se abram para a causa", explicou a Regina Cavini, diretora geral da Hora do Planeta e superintendente organizacional do WWF-Brasil.
Regina ressaltou que pesquisas recentes já associam desastres ambientais como chuvas torrenciais, inundações e secas ao aquecimento global. Regina Cavini também destacou que, a cada ano, cresce significativamente a percepção das pessoas em relação ao problema e o número de pessoas, companhias, instituições e prefeituras que apóiam a causa da Hora do Planeta. "No ano passado, 98 cidades – das quais 20 capitais de estado -, aderiram oficialmente ao movimento. Este ano, com o reforço da Frente Nacional de Prefeitos, o número deverá ser bem maior", calcula Regina.
Spread the news
Além de apagar as luzes por uma hora e cadastrar-se no site, quem quer aderir ao evento também pode ajudar a espalhar a mensagem da Hora do Planeta 2011.
> Faça o download do material de mobilização e ajude o WWF-Brasil aqui
A capital do Espírito Santo, Vitória, e o Rio de Janeiro foram as primeiras cidades a aderir à edição de 2011 da Hora do Planeta. A capital capixaba confirmou a adesão em 22 de fevereiro, juntamente com a Frente Nacional de Municípios, e o Rio em 2 de março.
Efeito multiplicador
"A Hora do Planeta tem um incrível efeito multiplicador, e o Brasil tem destaque nesse movimento mundial, com uma participação cada vez mais intensa e criativa de milhões de pessoas", comentou Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil, que convida toda a população brasileira a participar desse ato simbólico.
Segundo o prefeito de Vitória, João Coser, é importante aproveitar o poder de engajamento das prefeituras e dos prefeitos para mobilizar a população. "Quando a gente faz a mobilização chegar aos municípios, isso reflete na mudança de comportamento da sociedade. Esperamos que pelo menos 10% dos municípios brasileiros participem oficialmente do movimento, afirmou João Coser, também presidente da FNP, durante a assinatura do termo de adesão à Hora do Planeta.
> conheça aqui as cidades brasileiras que estão aderindo à Hora do Planeta 2011
Fonte: WWF Brasil/ horadoplaneta.org.br