O Centro de Ação Cultural (CENTRAC) realiza na próxima segunda-feira, dia 18 de julho, o Curso de “Contabilidade Básica para Cooperativas”, voltado para as 25 mulheres da Cooperativa de Alimentos Naturais Mulheres em Ação LTDA. O curso acontece com o Patrocínio do Programa “Desenvolvimento & Cidadania” da Petrobrás. O evento acontecerá às 15h no salão paroquial da Capela Cristo Rei no Bairro do Catolé (por trás do Shopping Luiza Motta) em Campina Grande. Representantes de empreendimentos solidários interessados em participar podem ligar para o número: 3341-2800.
A ministrante será a Contadora Marlene Morais, que tem uma experiência de mais de 15 anos na gestão de associações, cooperativas, sindicatos e terceiro setor no geral. Serão abordados temas como: “Gestão contábil financeira da cooperativa”, “Importância de controles internos” e “Obrigações com órgãos públicos”.
De acordo com Sonia Marinho, coordenadora institucional do CENTRAC responsável pelo Projeto “Construindo Cidadania e Gerando Renda para as Mulheres II” o objetivo do curso é capacitar as cooperadas para a gestão administrativa e financeira do empreendimento: “é importante que o grupo esteja capacitado para gerenciar a cooperativa da forma mais democrática possível e cumprindo os princípios do cooperativismo”, explicou.
A atividade acontece em alusão ao dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no primeiro sábado de julho último dia 02. Foi estabelecido pelas Nações Unidas, que 2012 será o Ano Internacional das Cooperativas. A ONU e a ACI (Aliança Cooperativa Internacional) desenvolverão ações para incentivar os governos e a sociedade civil a apoiar o Ano. Como primeira iniciativa, a ONU lançou, no final de 2010, um website com informações e documentos sobre o assunto. A ACI prepara campanha global com foco na conscientização da população e com vistas a melhorar a visibilidade das cooperativas: https://social.un.org/coopsyear/
Mulheres em Ação
A “Cooperativa Mulheres em Ação” surgiu de um grupo do grupo de mulheres do bairro do Catolé em Campina Grande que se dedicava a produzir alimentos naturais
como a conhecida multimistura, granola, cocada de gergelim entre outros. Em 2008 a cooperativa foi formalizada através do Projeto “Construindo Cidadania e Gerando Renda para as Mulheres I”, realizado pelo CENTRAC, com o Patrocínio da Petrobrás e o apoio da Brazil Foudantion. Desde 2005 o CENTRAC vem apoiando o grupo e contribuindo para a captação de novos projetos para o aumento e melhoria das condições de produção do grupo como a compra de equipamento e a aquisição de um ponto de comercialização na feira do bairro Catolé.
Além da formalização da cooperativa, o grupo está trabalhando na construção de um Plano de Negócios, na melhoria do local de produção, na criação e no registro da sua marca de produtos “Girassol – sementes de saúde”, o que vai possibilitar a licença da vigilância sanitária para a comercialização em diversos pontos de venda, como supermercados e padarias da cidade.
As mulheres já participaram de capacitações sobre Cooperativismo e Gestão, sobre Criatividade e Design para os produtos, curso “Boas Práticas em Fabricação” oferecido pelo SENAI, o que qualifica o grupo dentro dos padrões de produção exigidos nacionalmente.