O Centro de Ação Cultural (CENTRAC) realiza nesta sexta-feira, dia 29 de julho, às 14h no salão paroquial da Capela Cristo Rei no Bairro do Catolé em Campina Grande o Curso Básico de Cooperativismo, voltado para as mulheres da Cooperativa de Alimentos Naturais Mulheres em Ação LTDA.
A iniciativa acontece com o Patrocínio do Programa “Desenvolvimento & Cidadania” da Petrobrás. A ministrante será a socióloga do CENTRAC Ana Patrícia Sampaio, com experiência em empreendimentos associativos. Segundo ela o curso vai abordar temas como o conceito e os princípios do cooperativismo, legislação e gestão cooperativa entre outros. “Trata-se de um curso de atualização para as mulheres que já fazem parte da cooperativa e com uma parte introdutória para as cooperadas que estão chegando agora”, explicou Ana Patrícia.
Mulheres em Ação
A “Cooperativa Mulheres em Ação” surgiu de um grupo do grupo de mulheres do bairro do Catolé em Campina Grande que se dedicava a produzir alimentos naturais
como a conhecida multimistura, granola, cocada de gergelim entre outros. Em 2008 a cooperativa foi formalizada através do Projeto “Construindo Cidadania e Gerando Renda para as Mulheres I”, realizado pelo CENTRAC, com o Patrocínio da Petrobrás e o apoio da Brazil Foudantion. Desde 2005 o CENTRAC vem apoiando o grupo e contribuindo para a captação de novos projetos para o aumento e melhoria das condições de produção do grupo como a compra de equipamento e a aquisição de um ponto de comercialização na feira do bairro Catolé.
Além da formalização da cooperativa, o grupo está trabalhando na construção de um Plano de Negócios, na melhoria do local de produção, na criação e no registro da sua marca de produtos “Girassol – sementes de saúde”, o que vai possibilitar a licença da vigilância sanitária para a comercialização em diversos pontos de venda, como supermercados e padarias da cidade.
As mulheres já participaram de capacitações sobre Cooperativismo e Gestão, sobre Criatividade e Design para os produtos, curso “Boas Práticas em Fabricação” oferecido pelo SENAI, o que qualifica o grupo dentro dos padrões de produção exigidos nacionalmente.