GT de Mulheres da ASA Paraíba se reúne em Soledade-PB

Publicado por swadmin
Campina Grande, 17 de maio de 2013

O grupo de trabalho (GT) de mulheres da Articulação do Semiárido Paraibano (ASA Paraíba) reuniu-se nesta quinta feira, 16 de maio, na cidade de Soledade, para fazer um balanço de 2012, informes, orientações, estratégias e discutir uma agenda para 2013. O encontro aconteceu na sede do Coletivo Regional das Entidades da Agricultura Familiar do Cariri, Seridó e Curimataú e contou com a participação de mulheres de entidades que compõem a ASA Paraíba, como o Pólo da Borborema, AS-PTA, CENTRAC, PATAC e Coletivo.

A reunião se iniciou às 9h com a leitura do texto “Mulheres Desassossegadas” e em seguida o grupo, composto por 12 mulheres, levantou alguns pontos sobre as atividades desenvolvidas no ano de 2012. Um das estratégias estabelecidas foi: trazer mais pessoas e grupos para as reuniões e levar o debate do GT para a região de cada representante.

Os temas pautados foram as cisternas de plástico, comunicação, violência contra a mulher, Fundo Rotativo Solidário (FRS), sistematização de experiências do trabalho das mulheres e formação para os homens. No tópico violência foi ressaltada a importância de organizar movimentos sobre a “violência sutil”, como a violência não física, psicológica.

No término da reunião alguns eventos foram marcados, tais como a reunião do GT de mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), nos dias 27 e 28 de maio. O Encontro de Agricultoras e agricultores experimentadores em outubro, a oficina sistematização do trabalho com os quintais nos dias 11 e 12 de Junho, assim como encontros preparatórios e de articulação do GT de mulheres da ASA Brasil.