CENTRAC participa de encontro internacional sobre participação política da juventude

Publicado por Aurea Olimpia
Campina Grande, 19 de novembro de 2013

cartaz juventudeEntre os dias 21 e 23 de novembro, acontecerá o encontro “Jovens, participação e políticas públicas a partir do Sul – Aprendizagens para a construção de direitos-chave para a integração internacional”. O evento vai acontecer na cidade de Buenos Aires, capital da Argentina e vai reunir redes de trabalho com jovens do Programa Mercosul Social e Solidario (PMSS), do Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe (CEAAL) e do espaço internacional de “Juventudes e Cidadanias”. Estarão presentes organizações do Chile, Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai, Nicaragua, Cuba, França, Siria, Egito, Bósnia e Sérvia.

Estarão participando representando o Brasil no evento Ana Patrícia Sampaio, da coordenação executiva do Centro de Ação Cultural (CENTRAC) e da Coordenação Nacional Brasil do PMSS, Matheus Firmino, da Rede de Jovens do Nordeste e Bruno Vanhoni, da Assessoria Internacional da Secretaria Nacional de Juventude, do governo brasileiro. O Programa Mercosul Social Solidário (PMSS) é uma plataforma de organizações sociais dos países do MERCOSUL que busca dar uma caráter social ao proceso de integração regional em curso.

Os três dias de atividades abordarão temas sobre Juventude e Políticas Públicas, a situação atual dos paradigmas em disputa de Políticas Públicas de juventude nas regiões e o papel das organizações sociais e movimentos sociais; Os eixos centrais de aprofundamento das políticas públicas, na realidade política do Sul; A integração regional dos povos, a partir de uma perspectiva das juventudes e o tipo de educação para a participação; Os modos de intervenção no contexto atual da região. As contribuições da educação popular latinoamericana para processos de ampliação democrática e participação política; E os processos de organização e mobilização em contextos de luta pela ampliação da democracia.

Na terça-feira, 22 de novembro, às 18h, acontecerá a atividade aberta a todo público e imprensa “Jovens, direitos e lutas sociais, do oriente médio para o mundo.”