O Grupo de Trabalho (GT) de Mulheres da Articulação Semiárido Paraibano (ASA Paraíba) vai realizar nos dias 14 e 15 de fevereiro, nesta sexta e sábado, um encontro de formação sobre “Violência de gênero e suas correlações divisão internacional, social, sexual e racial do trabalho”. O evento vai acontecer no Hotel Fazenda Day Camp, no sítio Lucas, zona rural de Campina Grande e estarão presentes 50 mulheres das entidades que compõem a ASA-Paraíba.
A facilitadora do encontro será Verônica Ferreira, do SOS Corpo, Instituto Feminista para a Democracia. O encontro é uma demanda do próprio GT, e abordará temáticas como Mulheres trabalhadoras na agricultura familiar e agroecológica Trabalho das mulheres: divisão social, sexual, racial e internacional do trabalho; Desenvolvimento, trabalho e justiça socioambiental; Pautas de lutas dos movimentos de mulheres em torno do trabalho e Trabalho, autonomia econômica e superação da violência.
“Avaliamos que esse é um momento importante para nos fortalecermos enquanto GT e continuarmos avançando com relação as desigualdades de gênero. Acredito que esse será um momento rico em debates possibilitando avanços em nossa caminhada contra a violência de gênero”, avalia Rejane Alves, assessora pedagógica da ASA Paraíba.
PROGRAMAÇÃO:
Sexta, 14 de fevereiro
09 às 12h
Abertura e apresentação das participantes
TEMA 1:
Mulheres trabalhadoras na agricultura familiar e agroecológica
14 às 17h
TEMA 2:
Nosso dia a dia de trabalho:
trabalho produtivo e reprodutivo
18h30 às 20h30
Sessão de Cinema e debate
Filme: A Fonte das Mulheres
Sábado, 15 de fevereiro
09 às 12h
TEMA 3:
Divisão do trabalho: social, sexual, racial e internacional
TEMA 4:
Trabalho das mulheres e justiça socioambiental: situação e lutas
14 às 17h
TEMA 5:
Políticas públicas de trabalho e para a autonomia das mulheres
Avaliação e encerramento
Foto: As-pta Agricultura Familiar e Agroecologia.