Duas do Projeto “Cooperar para melhor coletar” do Centro de Ação Cultural (CENTRAC) participarão da Oficina Regional da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) Pro-Catador, em Salvador-BA, entre os dias 11 e 13 de março. Mary Alves assistente social e educadora do projeto e Claudomiro Nicolau dos Santos catador da Cooperativa CATAMAIS e participante do projeto estarão representando o CENTRAC no evento.
Estarão presentes na oficina todos os parceiros da SENAES que executam projetos voltados para catadores e catadoras de materiais recicláveis, incluindo entes governamentais e não governamentais. Durante o evento será discutida a execução dos projetos e a conjuntura da implementação do Plano Nacional de Recursos Sólidos que deve ser finalizado pelos municípios brasileiros este ano, segundo a política nacional de resíduos sólidos. “A intenção é que os projetos caminhem de forma articulada nos territórios e também exista uma ponte no plano nacional”, explica Mary Alves.
O projeto “Cooperar para melhor coletar e a vida melhorar: apoio às Condições de Vida e Trabalho dos/as Catadores/as dos Municípios de Campina Grande, Lagoa Seca e Queimadas, do Estado da Paraíba” atua em três linhas: a primeira voltada para processos de formativos com conteúdos que os permitam aos catadores e catadoras melhorar a sua forma de trabalho, estimulando-os a se organizarem em empreendimentos econômicos solidários, como cooperativas e associações; o segundo víeis de atuação é a promoção de uma campanha de sensibilização da sociedade e dos gestores públicos pela valorização do papel dos catadores e catadoras e da implantação da coleta seletiva nos municípios. E por fim, o projeto busca estimular arranjos institucionais para a criação de políticas públicas adequadas as condições de vida e trabalho dos/as catadores/as nos três municípios.
Foto: www.robsonleite.com.br