Encontro reunirá Trabalhadoras Domésticas de seis estados do Nordeste em Campina Grande

Publicado por Aurea Olimpia
Campina Grande, 26 de março de 2014

OLYMPUS DIGITAL CAMERANos dias 28 e 29 de março de 2014, próxima sexta-feira e sábado, acontecerá em Campina Grande o Encontro de Articulação das Trabalhadoras Domésticas do Nordeste, promovido pelo Centro de Ação Cultural (CENTRAC), em parceria com a Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande, com a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) e o Fundo Brasil de Direitos Humanos. A atividade acontecerá no Hotel Marc Center, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 369, Centro.

A participação no primeiro dia do encontro é aberta ao público e terá início às 19h, da sexta-feira, 28. Irão compor a mesa de abertura Creuza Oliveira, presidenta da FENATRAD, Maria Helena dos Santos da direção da Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande, Verônica Ferreira, pesquisadora do SOS Corpo, de Recife e Rogério Braz de Oliveira, Diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores de Comércio e Serviços (CONTRACS). Na ocasião haverá ainda o lançamento da Campanha “Nenhum Direito a menos – pela efetivação do trabalho doméstico decente”, promovida pelo CENTRAC em parceria com a Associação de Campina Grande e a FENATRAD.

O encontro vai reunir 45 trabalhadoras domésticas de seis estados do Nordeste. Da Paraíba estarão presentes representantes do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de João Pessoa e da Associação de Campina Grande. A programação contará com palestras, grupos de trabalho e mesas de diálogo. Dentro da programação será lançado um documentário sobre a Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande, produzido por estudantes do curso de Comunicação Social, com ênfase em Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O evento conta com o apoio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) do Governo Federal.

O objetivo do evento é visibilizar a importância da ratificação, no Brasil, da Convenção nº 189 e da Recomendação nº 201 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), sobre “Trabalho Decente para as Trabalhadoras e Trabalhadores Domésticos” a fim de ampliar o debate junto à sociedade e agentes públicos no âmbito da região Nordeste sobre a luta das trabalhadoras domésticas por valorização e equiparação de direitos aos demais trabalhadores.  A ideia é promover um espaço de reflexão do movimento e unificação de estratégias de luta pela ampliação dos direitos das trabalhadoras domésticas.

Programação:

Sexta-feira, 28 de março (participação aberta ao público)

19h – Mesa de abertura e lançamento da Campanha Nenhum Direito a Menos – pela efetivação do trabalho doméstico decente.

19h30 – Palestra: A luta das trabalhadoras domésticas pela efetivação do trabalho doméstico decente: avanços e desafios.

Creuza Maria de Oliveira, presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) – Trabalhadoras domésticas na luta por direitos: avanços e desafios para regulamentação da EC nº72/2013 e ratificação da Convenção nº 189 e Recomendação nº 201 da OIT.

Verônica Ferreira, SOS Corpo Perspectiva do movimento feminista na luta por direitos para as trabalhadoras domésticas.

Rogério Braz de Oliveira, Diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e serviços (CONTRACS) – Avanços e desafios na organização política das trabalhadoras domésticas: conjuntura atual para os sindicatos e associações da categoria

20h30 – Debate

21h – Coquetel de encerramento.

Sábado, 29 de março

8h15 – Mesa Redonda: Análise de conjuntura

Palestrantes:

Verônica Ferreira – SOS Corpo – A luta política pela efetivação de direitos da categoria

Representante da CONTRACS – Ações da CONTRACS para regulamentação da EC nº 72/2013 e ratificação da Convenção nº 189 e Recomendação nº 201

10h30 – Debate

12h – Almoço

13h – Trabalho em grupo

1) Quais os desafios que enfrentamos enquanto mulheres trabalhadoras domésticas para nossa organização política? E quais estratégias apontamos para enfrentá-los?

2) Quais os desafios que identificamos para o nosso movimento de trabalhadoras domésticas? E quais estratégias apontamos para enfrentá-los?

Facilitadoras:

Iayna Rabay Carvalho – Cunhã Coletivo Feminista

Franciele da Silva Santos – Assessoria Técnica CENTRAC

Ana Paula Agapito – Assessora Técnica CENTRAC

15h – Apresentação das discussões dos grupos

15h30 – Debate

16h – Apresentação de Documentário da Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande/PB

16h30 – Avaliação do encontro

17h – Encerramento e confraternização.