CENTRAC participa de intercâmbio de experiências de participação popular do Brasil, Bélgica e Honduras

Publicado por Aurea Olimpia
Campina Grande, 8 de maio de 2014

10342470_532441850199920_4553182664943549964_nTeve início na tarde desta quinta-feira, 08 de maio e segue até o próximo dia 10, em Guarabira, no Brejo Paraibano, o primeiro intercâmbio internacional, realizado na Paraíba, reunindo experiências de participação popular em orçamentos públicos da Bélgica, Honduras e Brasil (estados Paraíba e Bahia). O evento acontecerá no Espaço Glamour, situado à Rua Prefeito Augusto de Almeida, s/n, bairro Novo.

O intercâmbio tem como objetivo de promover a visibilidade e a troca de experiências sobre participação popular em orçamentos públicos e colaborar para a discussão sobre controle social, dentro e fora do nosso estado e está sendo organizado pela Organização Não Governamental Serviço de Educação Popular – Sedup.

O evento será um espaço para reflexão, debate e união de esforços com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências de participação e controle social da gestão pública, existentes em Honduras e Bélgica, entre as organizações não governamentais brasileiras da Paraíba e da Bahia, no que tange a formação e mobilização de cidadãos para fiscalização da aplicação dos recursos, além das experiências de orçamento com participação da população de iniciativa da gestão pública municipal em Guarabira, João Pessoa e do Estado da Paraíba. Será realizada ainda uma mesa temática sobre o contexto histórico do orçamento público e como a participação cidadã contribuiu no monitoramento, avaliação e aperfeiçoamento das políticas públicas dos municípios.

A experiência do Programa de Controle Social da Gestão Pública do CENTRAC é uma das que estará sendo apresentada durante o evento. As as entidades que estão participando do intercâmbio são parceiras da entidade de cooperação internacional Misereor, de quem recebem apoio financeiro.

“Minha intenção neste intercâmbio é descobrir outras formas e dimensões do trabalho sobre a questão dos orçamentos e aprofundar o estudo sobre as relações dos gestores políticos com as questões e as práticas participativas na América Latina”, ressalta Fanny Thirifays, representante da Associação Periferia da Bélgica que participará do evento. Na ocasião, também será realizado o lançamento da cartilha “De olho nas contas e políticas públicas – Experiências no Nordeste do Brasil” apoiada pela Misereor, entidade alemã da cooperação internacional. O intercâmbio é realizado pelo Serviço de Educação Popular (Sedup) de Guarabira com o apoio da Misereor.

Com informações do Serviço de Educação Popular – Sedup.