Na manhã desta quarta, 09 de julho, representantes do Fórum de Lideranças do Agreste (Folia), acompanhados por técnicos das entidades de assessoria como o Centro de Ação Cultural (CENTRAC), a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e a Cooperativa da Agricultura e Serviços Técnicos do Litoral Sul Paraibano (Coasp), se reuniram com o grupo de jovens “Juventude Construindo o Almir Muniz”, no Assentamento Almir Muniz, município de Itabaiana, região do Agreste Paraibano.
O encontro teve o propósito de verificar a possibilidade da implantação de um viveiro de mudas na região, tendo em vista o potencial que o grupo de jovens local tem com uma experiência já existente de rearborização. O apoio à implantação de viveiros é uma das ações do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), que tem à frente o CENTRAC em parceria com a CPT e o FOLIA no território do Agreste Paraibano e o apoio financeiro da Fundação Banco do Brasil. “Essa ação se articula com outras ações de convivência com o semiárido que o P1+2 vem fortalecendo, à medida que contribui para o resgate e conservação da biodiversidade no bioma caatinga”, explica Madalena Medeiros, coordenadora do P1+2 e educadora do CENTRAC.
Lidiane Muniz faz parte do grupo de jovens e ficou animada com a proposta de construção do viveiro. Ela sonha em
poder rearborizar áreas de nascentes e os arredores do campo de futebol que existe no Assentamento: “isso traria uma melhor qualidade de vida para o nosso assentamento”, afirma a jovem.
O viveiro de mudas tem como objetivo fortalecer as ações rearborização das propriedades rurais, atuando na recuperação da biodiversidade, no fortalecimento do solo, na revitalização de nascentes, no resgate de espécies de plantas, sementes e animais nativos e no combate à desertificação e seus efeitos.
No encontro foi proposto ainda um processo de formação e sensibilização com os jovens participantes do grupo
sobre temas como politicas públicas, além de encontros de juventude articulados com outros grupos de jovens do território de atuação do FOLIA.
Como forma de articulação entre as entidades CENTRAC, CPT, Coasp e FOLIA em parceria com o grupo de jovens “Juventude Construindo o Almir Muniz” realizarão no próximo dia 19 uma exibição de filmes intitulada “Cinema & Prosa”, com o objetivo de estreitar laços e fortalecer a parceria. A proposta é que após o filme aconteça um debate sobre o que foi visto na exibição e provoque reflexões entre os jovens participantes.