Conselheiros, estudantes e profissionais da saúde discutem os desafios do SUS em seminário

Publicado por Suzana Araújo
Campina Grande, 24 de julho de 2014

No ultimo sábado (19), foi realizado na sede do Centro de Ação Cultural (CENTRAC) em Campina Grande o Seminário: Os Desafios na Implementação do SUS. O seminário teve como objetivo refletir sobre a execução da política pública de saúde no município, além de fortalecer a articulação entre os movimentos e as organizações interessados na política de saúde.

Durante o período da manhã Soraia de Carvalho, membro do Fórum em Defesa do SUS, discutiu os desafios postos à plena efetivação do SUS, no qual abordou que a interferência dos interesses capitalistas na política de saúde é uma das principais dificuldades enfrentadas para que o SUS seja efetivamente público.

No segundo momento a coordenadora do Programa Controle Social da Gestão Pública do CENTRAC, Sonia Marinho, apresentou dados sobre a execução orçamentária da saúde pública de Campina Grande. Ela destacou a necessidade do olho da sociedade para fazer uma leitura política dos números: “é preciso mostrar os números e comparar com a realidade, para que possamos nos articular em defesa do SUS, e assim exercer o controle social da gestão pública”.

No período da tarde a diretora do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) e membro do Conselho de Saúde de Campina Grande, a médica Berenice Ferreira Ramos debateu sobre os desafios na implementação do Sistema de Saúde no cotidiano do município de Campina Grande. Segundo Berenice  existe uma grande dificuldade de acesso ao SUS, pois mesmo ele sendo universal, nem todos têm acesso, e essa dificuldade se dá devido a procura que é maior que a demanda. A médica aponta como uma das saídas a efetiva municipalização dos serviços, pois, segundo ela, quanto mais próximo do cidadão, mais ele pode exercer o controle social. O seminário finalizou com a participação de Geraldo Medeiros Júnior, economista, ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Campina Grande e ex- secretário de saúde, que falou sobre a importância do controle social na Gestão da Saúde Pública.

Estiveram presentes no seminário cerca de 30 conselheiros, agentes comunitários de saúde, agentes pastorais, estudantes e professores da área, representantes de movimentos sociais e sindical. A estudante do curso Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Janaira de Souza Ferreira destacou a importância de espaços de formação como os do seminário: “o seminário foi pertinente, momentos como estes são válidos, toda a discursão rebate diretamente em nossa vida,” afirma.