“Desafios para Inclusão Socioeconômica dos Catadores na Política Municipal de Resíduos Sólidos” foi o tema de seminário realizado, nesta quinta-feira (31), pelo Centro de Ação Cultural – Centrac, no município de Queimadas, no Agreste Paraibano. O evento aconteceu no auditório do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da cidade, com a participação de aproximadamente 100 catadores e catadores de materiais recicláveis, além de representantes das secretarias de Educação e Saúde do município.
A programação iniciou às 8h com o credenciamento e cadastramento dos catadores, em seguida, todos compartilharam de um café da manhã. A Banda de Pífano do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da Secretaria de Ação Social de Queimadas fez a saudação inicial se apresentando para os participantes.
A mesa de abertura contou com a catadora e representante do Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis na Paraíba,
Egrinalda Santos. Franciele Santos, assistente social e educadora do Projeto Cooperar para Melhor Coletar, do Centrac esteve como mediadora. Em sua fala, Egrinalda fez um resgate histórico do envolvimento e da organização dos catadores e catadoras. Ela ressaltou ainda como hoje tem uma compreensão bem mais ampla sobre o seu trabalho e sua importância para o conjunto da sociedade: “Hoje eu percebo que esse não é um trabalho que beneficia só a mim, nem a minha família, mas a todos nós”, disse.
Em seguida, foi formada a mesa redonda “Desafios para a inclusão socioeconômica dos catadores e catadoras na política municipal de gestão de resíduos sólidos”, que foi composta pela Secretária de Ação Social do município, Teresinha Dantas, e por Mary Alves, assistente social e coordenadora do Projeto Cooperar para Melhor Coletar. A secretária Teresinha Dantas falou sobre o que o município está realizando no sentido de incluir os catadores de acordo com o que preconiza Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). Ela ainda ressaltou a importância união de forças entre o poder público e entidades não governamentais como o Centrac. “Através dessa parceria a gente pode realizar ações que sozinhos a gente não conseguiriamos”, ressaltou.
Mary Alves falou sobre a as condições para que a coleta seletiva funcione, a inclusão do catador como agente desse processo, com
direito à capacitação para melhor desempenhar a sua função e as formas adequadas e necessárias para a inclusão socioeconômica desse segmento de acordo com a política nacional. “Nosso objetivo é fazer com que os catadores/as sejam instrumentos dessa política”, afirmou a coordenadora.
Dando continuidade a programação, foi aberto espaço para debate entre os participantes e a mesa, onde os presentes puderam esclarecer suas dúvidas sobre o projeto e fazer comentários. O catador Erinaldo Barbosa, 51 anos, também contribui com o debate: “Eu acho muito importante um encontro como esse, a gente precisa de apoio, precisa de equipamentos e a gente tem direito, juntos a gente pode garantir que a lei não fique só no papel”, disse.
Recicle seu preconceito – Durante o encontro, houve ainda a apresentação e lançamento da Campanha “Recicle o seu preconceito e o transforme em respeito”, desenvolvida no âmbito das ações do “Cooperar para melhor coletar”. Os participantes conheceram e receberam materiais como cartazes e cartilhas e conheceram as peças da campanha, composta por vídeo, spot de rádio, outbus, cartilha e cartaz. Os materiais tiveram como protragonistas os catadores: Alisson dos Santos e Cecília Sousa, de Campina Grande.
O evento faz parte das ações do “Projeto Cooperar para Melhor Coletar: apoio às Condições de Vida e Trabalho dos/as Catadores/as dos Municípios de Campina Grande, Lagoa Seca e Queimadas, do Estado da Paraíba.”, coordenado pela assistente social Mary Alves, que tem o objetivo de promover a melhoria das condições de vida e trabalho de catadores e catadoras de materiais recicláveis com políticas adequadas de gestão dos resíduos sólidos nos municípios em que atua. Para a realização do evento em Queimadas contou com a parceria do STR Queimadas e da Prefeitura Municipal.