Delegação de jovens franceses visita Campina Grande para conhecer experiências de organizações não governamentais com juventude

Publicado por Suzana Araújo
Campina Grande, 18 de agosto de 2014

Uma delegação formada por cinco jovens franceses, mais um acompanhante e um tradutor, está visitando Campina Grande e outras cidades da Paraíba, entre os dias 18 e 24 de agosto, para conhecer o trabalho de duas organizações não governamentais parceiras do Comitê Católico Contra a Fome e a Favor do Desenvolvimento – CCFD, uma entidade de cooperação internacional com sede em Paris.

Os jovens, três meninas e dois meninos, com idades entre 16 e 18 anos, são escoteiros e foram vencedores do “Canta teu Planeta” um concurso musical promovido pelo CCFD, cujo prêmio foi uma viagem ao Brasil, onde conhecerão experiências com juventude e outros temas de organizações parceiras da entidade francesa e ainda terão contato com a realidade brasileira a partir de um estado nordestino. Os jovens desembarcaram em João Pessoa no último domingo e estarão chegando à Campina Grande no final da tarde desta segunda-feira,dia 18, onde serão recebidos pela equipe do Centro de Ação Cultural – CENTRAC, em sua sede no Bairro da Prata e se encontrarão com representantes de organizações de jovens como a Associação de Juventude pela Resgate à Cultural e Cidadania – AJURCC, a Rede de Jovens do Nordeste e a Pro-adolescente, mulher, espaço e vida – Proamev. Durante a sua estadia, o grupo também vai conhecer empreendimentos solidários de catadores de materiais recicláveis (CATAMAIS – Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis) e mulheres (Mulheres em Ação Cooperativa de Produção de Alimentos Naturais) em Campina Grande.

Visita de Campo – Na próxima quarta-feira, dia 20, durante todo o dia, o grupo de jovens conhecerá a experiência da AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia, que assessora o Polo da Borborema, uma articulação de 14 sindicatos de trabalhadores rurais que representam aproximadamente cinco mil famílias agricultoras da região. Os jovens irão conhecer o Sítio Cachoeira de Pedra D’água, no município de Massaranduba, onde visitarão a propriedade de Alex da Silva Marques, agricultor de 16 anos que integra a comissão de jovens do Polo da Borborema e desenvolve uma série de experiências no campo da agroecologia com a criação de animais e a arborização, entre outros temas.

Na quinta-feira, dia 21, os jovens franceses visitarão o Lagedo de Pai Mateus, no município de Cabaceiras, no Cariri do Estado. Na sexta-feira, dia 22, participarão da Marcha pelo Fim do Extermínio da População Negra, com saída marcada para as 14h da Escola Monte Carmelo, no bairro da Bela Vista até o Palácio do Bispo, sede do Governo Municipal, em Campina Grande. Já no fim de semana, dias 23 e 24, participam do encontro “Fala Juventude – jovens construindo e exercendo cidadania” que acontecerá no município de Alagoa Grande, no Brejo Paraibano, terminando as suas atividades na Paraíba e retornando à França no domingo, 25 de agosto.