Curso de Controle Social da Saúde Pública vai acontecer em Catolé de Zé Ferreira em Campina Grande

Publicado por Thaynara Policarpo
Campina Grande, 19 de setembro de 2014

No dia 23 de setembro, próxima terça-feira, das 8h às 16h, o Centro de Ação Cultural (CENTRAC), irá realizar, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), capacitação em Controle Social da Saúde Pública Municipal. O curso vai acontecer no Clube de Mães de Catolé de Zé Ferreira, em Campina Grande e deve reunir cerca de 30 pessoas entre agentes comunitários de saúde, enfermeiro/a, médico/a e dentista das equipes da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), fisioterapeuta, farmacêutico, nutricionista e educador físico da equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), além de profissionais da equipe de apoio como recepcionista, técnico/a em enfermagem e auxiliar de consultório dentário, entre outros. Estas equipes de profissionais integram o conselho local de saúde.

O curso é uma iniciativa do Conselho Municipal de Saúde em parceria com o CENTRAC e atende a um pedido do Conselho Local de Catolé de Zé Ferreira. O objetivo é capacitar cidadãos/ãs para atuação qualificada nos espaços de construção, definição e implantação da política pública de saúde.

O conteúdo a ser trabalhado envolverá uma introdução sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre a construção da Política Nacional de Saúde. Haverá ainda uma discussão sobre os direitos dos usuários do SUS, sobre o conceito de Controle Social e sobre os mecanismos, canais e espaços de participação existentes no marco legal vigente. Membros do CMS e educadoras do Programa Controle Social da Gestão Pública do CENTRAC irão facilitar o curso.

Esse evento também marca a oficialização o Conselho Local de Saúde de Catolé de Zé Ferreira.

Lançamento – ao final da programação o CENTRAC lançará um cartaz com um resumo dos direitos dos usuários da Saúde e um livro de bolso contendo na íntegra a “Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde”. Este material será distribuído nas 77 UBSF existentes em Campina Grande, além dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do município. A iniciativa tem como objetivo massificar os direitos dos usuários da saúde para que possam acessar os serviços, os prestadores cumpram com suas responsabilidades, e assim haja uma melhoria na qualidade da atenção à saúde da população.