Catadores e Gestores Públicos de Lagoa Seca participarão de Oficina do Projeto “Cooperar para Melhor Coletar”

Publicado por Suzana Araújo
Campina Grande, 6 de outubro de 2014

O Projeto “Cooperar para Melhor Coletar”, realizado pelo Centro de Ação Cultural (CENTRAC), com o apoio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), vai realizar no próximo dia 08 de outubro a I Oficina com catadores/as de materiais recicláveis e gestores públicos do município de Lagoa Seca. A oficina acontecerá das 8h às 17h na Câmara Municipal.

A primeira oficina no município será sobre a gestão municipal dos resíduos sólidos e aspectos a serem considerados para elaboração dos planos, programas e ações que considerem a inclusão socioeconômica de catadores de materiais recicláveis na efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O público das oficinas será de 30 catadores e catadoras e de 10 gestores, totalizando um público de 40 pessoas.

Confirmaram presença o Prefeito, José Tadeu Sales de Luna, e os secretários/as, Fátima Demétrio, da Assistência Social, Noaldo Andrade, do Meio Ambiente, Pedro Fialho, da Agricultura e Abastecimento, Marcos Antônio, da Infraestrutura, Joelma Rocha, da Educação, além do Chefe de Gabinete Geovaneto Vilar.

A oficina será facilitada pela equipe de educadoras do Projeto, que faz parte do Programa Desenvolvimento Sustentável do CENTRAC. “O município de Lagoa Seca encontra-se em um momento estratégico de elaboração da política de gestão dos resíduos sólidos do seu território. A oficina servirá para subsidiar catadores e gestores públicos sobre as formas adequadas de se pensar a gestão dos resíduos, considerando um aspecto fundamental para a adequação do município à Política Nacional de Resíduos Sólidos que é a inclusão social e econômica dos/as catadores/as, principalmente daqueles que ainda trabalham na precária condição do lixão existente em Lagoa Seca.”, destaca Franciele Santos, Assistente Social e Educadora do Projeto.

Esta formação faz parte do Ciclo composto por seis oficinas, nos municípios de Campina Grande, Lagoa Seca e Queimadas, sendo duas por município. De acordo com a coordenação do projeto, o ciclo de oficinas faz parte do processo de formação do Projeto “Cooperar para Melhor Coletar e a Vida melhorar: apoio as condições de vida e trabalho de catadores de materiais recicláveis dos municípios de Campina Grande, Lagoa Seca e Queimadas”, que prevê ainda uma série de cursos sobre os temas: economia solidária e direitos humanos, entre outros.