Equipes do P1+2 participam de Oficina de Gênero em Pedra Lavrada-PB

Publicado por Thaynara Policarpo
Campina Grande, 9 de outubro de 2014

DSCN5613O Coletivo Regional das Organizações da Agricultura Familiar em parceria com o Centro de Ação Cultural – CENTRAC e o Programa de Aplicação de Tecnologia Apropriada às Comunidades – PATAC realizaram uma Oficina sobre Gênero na Comunidade de Canoa de Dentro, localizada no Município de Pedra Lavrada, no Curimataú Paraibano. A oficina, que iniciou às 9h da última terça-feira, 7 de outubro, foi direcionada aos animadores/as de campo, coordenadores/as de projetos e facilitadores/as dos processos de formação do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) com o objetivo de avançar na compreensão coletiva sobre gênero e incluir orientações e encaminhamentos para aperfeiçoar os processos de formação.

DSCN5617No primeiro momento, as facilitadoras Madalena Medeiros e Zilma Rúbia do CENTRAC convidaram os 25 participantes a se reunir em grupo para refletir sobre o significado da palavra ‘gênero’. Após o debate o grupo concluiu que gênero é a categoria que vai tratar das desigualdades entre homens e mulheres e que estas relações sociais são relações de poder dos homens sobre as mulheres que resulta em opressão, exploração e dominação das mulheres. Em seguida as facilitadoras destacaram que as desigualdades de gênero, ou seja, entre homens e mulheres não é algo natural, é um problema social que necessita ser enfrentado por todos e todas. E que o seu enfretamento demanda um maior conhecimento acerca dos elementos que estruturam o capitalismo, patriarcado e racismo, sistemas que estruturam a opressão dos homens sobre as mulheres. Ainda pela manhã, o tema agroecologia foi discutido, quando os participantes falaram sobre as ações que estão realizando, no sentido de diminuir a desigualdade entre homens e mulheres no campo.

DSCN5641No segundo momento, as facilitadoras apresentaram os princípios da agroecologia, entre eles: a sustentabilidade ecológica; justiça social; distribuição equilibrada das riquezas e viabilidade econômica. A divisão sexual, racial e social do trabalho nas relações de gênero, o vídeo “Vida Maria” e “O sonho Impossível” concluíram as apresentações no período da tarde.

Elanea Nunes é e historiadora e animadora do P1+2do município de Juazeirinho. Em seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC a animadora abordou o tema: “A Luta por desigualdade de gênero no município de Juazeirinho”. Apesar de o tema “gênero” estar sempre em discussão, ela destacou a importância de uma oficina como esta para seu trabalho no campo e a necessidade permanente de estar em processos de formação: “Ainda hoje é difícil lutar contra a desigualdade de gênero, mas é preciso estudar e pesquisar para que possamos discutir e levar esses debates para as comunidades. Lutando para que esse direito seja conquistado”, afirmou Elanea Nunes.

DSCN5622A atividade foi finalizada às 16h com o encaminhamento de algumas prioridades que as equipes já estão trabalhando ou que podem realizar para contribuir no amadurecimento das relações de gênero nas comunidades agricultoras em que trabalham.