Um conjunto de organizações da sociedade civil e do movimento de mulheres, articulados em torno do Coletivo de Mulheres do Campo e da Cidade, vai realizar em várias cidades da Paraíba, uma programação alusiva à Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, que, no Brasil, se inicia já no 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) e segue até o dia 10 de dezembro de 2014.
A programação, que vai contar com mobilização de rua, marcha, ato público, colagem de cartazes e show, terá início no dia 22 de novembro, com a realização da IV Caminhada da Paz pelo Fim da Violência Contra a Mulher, na cidade de Picuí-PB, organizada pelo Centro de Educação e Organização Popular (CEOP), com concentração em frente ao Banco do Brasil à partir das 7h e deve reunir cerca de 500 mulheres do campo e da cidade. No dia 25 de novembro, haverá um ato público, em João Pessoa, no Ponto de Cem Réis, às 15h, que contará grafitagem, momento cultural e Lamb Lamb pelo fim da violência às mulheres. À noite, a partir das 19hs, haverá o Show “Som da Reforma: Arme-se Contra o Machismo”, no Contorno Bar, em frente à Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Durante o dia 29 de novembro, haverá uma colagem de cartazes simultânea nas ruas das cidades de Campina Grande, João Pessoa, Queimadas e Monteiro. Serão difundidas mensagens que trarão a denúncia das várias formas de violência contra a mulher. Abaixo segue a programação completa.
2 Anos sem Ana Alice – Já no dia 05 de dezembro, à partir das 9h, na cidade de Queimadas-PB, haverá uma mobilização para lembrar os dois anos do assassinato da jovem Ana Alice de Macêdo Valentin, militante do Polo da Borborema de 16 anos, que foi violentada e brutalmente assassinada, ao voltar da escola, em setembro de 2012. Seu assassino ainda não foi julgado e o outro envolvido no crime, à época menor de idade, tão pouco cumpriu as medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A família e os amigos de Ana Alice, organizados em torno do Comitê de Solidariedade Ana Alice, permanecem unidos cobrando um julgamento exemplar para este, e para outros casos de violência contra a mulher. A concentração da mobilização será na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Queimadas de onde as cerca de 500 participantes sairão em caminhada até o centro da cidade, onde haverá um ato público, lembrando o caso, denunciando a violência contra a mulher e exigindo o fim da impunidade, em nome de Ana Alice e das outras mulheres de Queimadas violentadas e assassinadas durante o estupro coletivo que terminou com a morte de Isabella Pajuçara e Michelle Domingos.
A programação será encerrada no dia 10 de dezembro, com a entrega em João Pessoa, por parte de representantes do Comitê Ana Alice e do movimento de mulheres, de um documento às autoridades competentes que tem responsabilidade sob o caso.
16 Dias de Ativismo – Esta é a 23ª edição da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, uma iniciativa que envolve organizações de 159 países no período de 25 de novembro, dia internacional pelo fim da violência contra a mulher até 10 de dezembro, data em que se comemora o aniversário da promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos. No Brasil a Campanha se inicia já no dia 20 de novembro, por ocasião do dia da Consciência Negra.
Integram o Coletivo de Mulheres do campo e da cidade as seguintes organizações: GT de Mulheres da ASA Paraíba, Comitê de Solidariedade Ana Alice, AS-PTA Agroecologia e Agricultura Familiar, PATAC, CENTRAC, MST, CPT, MAB, MPA, Polo da Borborema, Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais, CEOP, Levante Popular da Juventude, Frente Feminista do Movimento Levante, Centro da Mulher 8 de Março, Marcha Mundial das Mulheres, Rede de Mulheres em Articulação na Paraíba, Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), Cunhã Coletivo Feminista, Grupo Flor e Flor: estudos de gênero, Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Queimadas.
PROGRAMAÇÃO:
22 de novembro: Marcha pela Paz em Picuí-PB;
25 de novembro: Show/Ato público: Som da Reforma: Arme-se contra o machismo no Contorno Bar, em frente a UFPB, em João Pessoa;
25 de novembro: Panfletagem com transeuntes do Ponto de Cem Reis em João Pessoa, sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres, a partir das 15hs.
26 – Mobilização: Violência contra as mulheres é da nossa conta em Acaú – Pitimbu;
29 de novembro: colagem de cartazes simultâneo em Campina Grande, João Pessoa, Queimadas e Monteiro;
05 de dezembro: Ato 2 anos sem Ana Alice, às 9hs em Queimadas;
10 de dezembro: Ato em João Pessoa com representantes das organizações do Coletivo de Mulheres do Campo e da Cidade para entrega da “Carta de Ana Alice” para representantes do Estado.