Evento reunirá catadores de materiais recicláveis e gestores públicos em Campina Grande para debater a gestão municipal dos resíduos sólidos

Publicado por Thaynara Policarpo
Campina Grande, 26 de janeiro de 2015

O Centro de Ação Cultural – CENTRAC realizará na próxima quinta-feira, 29 de janeiro, das 8h às 17h, a oficina: “Gestão municipal dos resíduos sólidos e inclusão socioeconômica de catadores e catadoras de materiais recicláveis na efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos”. O evento acontecerá no Centro de Tecnologia Professor Severino Lopes Loureiro, localizado na Rua Santa Clara s/n, Largo de Açude Novo, no Centro de Campina Grande-PB.

A oficina faz parte das ações do Projeto “Cooperar para melhor coletar”, por meio de convênio celebrado entre o CENTRAC e o Ministério do Trabalho e Emprego por intermédio da Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES.

O objetivo da oficina é sensibilizar os gestores públicos para a inclusão socioeconômica dos/as catadores na efetivação do plano municipal de gestão dos resíduos sólidos. Têm presenças confirmadas Rubens Nascimento, Secretário Executivo da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, Denise Sena, Coordenadora de Meio Ambiente da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos – SESUMA, Joelma Martins, Diretoria de Proteção Social Básica da SEMAS e Francisca Eudézia Damasceno Nunes, Secretária Adjunta de Saúde. Foram convidados ainda o Prefeito Romero Rodrigues (PSDB) e os titulares das pastas de Educação, Serviços Urbanos e Planejamento.

Participarão da atividade cerca de 40 catadores e catadoras dos quatro empreendimentos solidários da categoria existentes em Campina Grande: Catamais (Cooperativa de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Campina Grande), Arensa (Associação de Catadores de materiais recicláveis da Comunidade Nossa Senhora Aparecida), Cotramare (Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis) e Cavi (Associação de Catadores e Recicladores de Materiais Vítreos).

A programação contará com trabalhos em grupo, debate sobre o que diz a lei de gestão dos resíduos sólidos e como está a realidade do município, além de aspectos da inclusão dos catadores nesta política municipal. A oficina será facilitada pela equipe de educadora do Projeto “Cooperar para Melhor Coletar”, do CENTRAC.

O Projeto “Cooperar para melhor coletar” tem como objetivo promover a melhoria das condições de vida e trabalho de catadores e catadoras de materiais recicláveis com políticas adequadas de gestão dos resíduos sólidos nos municípios de Campina Grande, Lagoa Seca e Queimadas do estado da Paraíba.

Programação:

08h – Boas Vindas

08h30 – Café da Manhã

09h ­­– Apresentação dos/as participantes e da proposta da oficina 09h30 – Gestão municipal dos resíduos sólidos: o que diz a Lei e qual a nossa realidade?

10h30 – Carrossel: Expositores com os aspectos da Lei 12.305/2010

11h30 – Retorno para os grupos.

12h – Apresentação do trabalho dos grupos

12h30 – Almoço

14h – Retorno das Atividades

14h15 – PNRS e inclusão socioeconômica dos/as catadores/as de materiais recicláveis

16h – Debate

16h30 – Avaliação e encerramento