Catadores de Lagoa Seca Participam de Curso sobre Economia Solidária e Direitos Humanos

Publicado por Thaynara Policarpo
Campina Grande, 20 de março de 2015

postar 1Catadores/as do município de Lagoa Seca, Paraíba, participaram do primeiro módulo do Curso de Economia Solidária e Direitos Humanos.  A atividade, que aconteceu no dia 18 de março, na Câmara Municipal da cidade, é mais uma ação do Projeto Cooperar para Melhor Coletar, desenvolvido pelo CENTRAC.

O curso iniciou às 8h da manhã com a presença de 20 catadores/as, entre eles catadores que desenvolvem seu trabalho no lixão e os que coletam os materiais na cidade. No primeiro momento, foi oferecido um café da manhã para o grupo e em seguida iniciou-se as atividades.

Mary Alves, coordenadora do Projeto Cooperar para Melhor Coletar, apresentou a campanha Recicle seu Preconceito e o Transforme em Respeito para os catadores/as que estavam participando pela primeira vez. Relembrando também o evento “Expocatadores”, que aconteceu em São Paulo em dezembro de 2014 com participação de dois catadores de Lagoa Seca.

postar 2Para introduzir o tema do primeiro módulo, Economia Solidária, os catadores participaram de uma dinâmica, simbolizando a importância do trabalho em grupo. Após este momento, Mary Alves iniciou um debate sobre trabalho individual e trabalho coletivo, suas diferenças, vantagens e dificuldades, estendendo a discussão a partir da animação “Homem Capitalista” de Steve Cutts, para dialogar com os participantes sobre a economia capitalista..

Lourdes Bezerra, articuladora do projeto e integrante da Cooperativa de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Campina Grande (CATAMAIS), também participou do evento, contribuindo com o debate, respondendo algumas dúvidas e falando um pouco de sua experiência na cooperativa. “Na cooperativa a gente tem mais reconhecimento, nosso trabalho é organizado e cada um ajuda o outro”, afirmou Lourdes Bezerra.

postar 3Após a discussão sobre a economia capitalista, a turma ainda foi conduzida ao debate sobre a economia solidária e assistiu a dois documentários “Outra economia acontece” e “Catarmos Nós”, para refletir esse tema e articula-lo com a realidade dos catadores através do trabalho nas cooperativas e associações, locais que se efetivam a  prática da economia solidária.

A catadora Marinalva Cabral da Silva, 45 anos, participou do curso e falou sobre a importância dessa formação para a comunidade. “Isso aqui é uma oportunidade muito grande, porque a gente pode se reconhecer, valorizar o nosso trabalho. Se todo mundo se reunisse seria muito melhor e a gente ia ser reconhecido, porque a gente está contribuindo com a nossa cidade e com a natureza”, disse Marinalva Cabral.

O segundo módulo acontecerá na próxima quarta-feira, 25 de março, com o tema Direitos Humanos.