CENTRAC realiza Oficina de Análise dos Gastos com Saúde

Publicado por Thaynara Policarpo
Campina Grande, 29 de julho de 2015

DSCN9784Durante o mês de maio, o Centro de Ação Cultural – CENTRAC realizou o “Curso de Controle Social da Saúde Pública Municipal”, uma das ações do Programa Controle Social da Gestão Pública, coordenado por Ana Patrícia Sampaio e por Sonia Marinho da equipe CENTRAC e apoiado por MISEREOR, agência de cooperação internacional alemã. Para dar continuidade e aprofundamento aos módulos do Curso, a equipe realizou neste sábado, 25 de julho, a “Oficina de Análise dos Gastos com Saúde” destinada a conselheiros/as, estudantes, profissionais e interessados/as no tema.

A oficina iniciou às 8h30 na sede do CENTRAC, com o objetivo de discutir como o dinheiro destinado à saúde no munícipio está sendo gasto. Para introduzir o tema, Sonia Marinho provocou um debate sobre a atual situação da saúde e dos hospitais da cidade de Campina Grande.

DSCN9800

Em seguida, foi analisada a Planilha Orçamentária com a Receita arrecadada e as Despesa realizadas em 2014 pelo Fundo Municipal de Saúde (FMS) de Campina Grande. A estudante de Serviço Social Mércia Brito participou do curso oferecido pelo CENTRAC e agora participa da oficina. Mércia Brito diz compreender melhor como é direcionado os gastos do Fundo Municipal de Saúde e como ela pode exercer o controle social no seu município, sabendo dos seus direitos e deveres como cidadã.  “Cada cidadão e cidadã deveria ser uma auditor fiscal do dinheiro público, assim as coisas funcionariam mais e nossos direitos seriam garantidos”, afirmou Mércia.

A próxima Oficina de Análise dos Gastos com Saúde acontecerá no dia 15 de agosto com foco na análise nas receitas e Despesas do FMS em 2015.