Aconteceu na manhã deste domingo, 25 de outubro, a I Feira das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande-PB. O evento foi promovido pela Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande e o Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Domésticos de Campina Grande – SINTRAD, das 8h às 12h, na Casa da Cidadania, às margens do Açude Velho, no Centro da cidade. A feira contou com serviços de emissão de carteira de identidade e carteira profissional, cadastramento no Sistema Nacional de Emprego (SINE), atendimento jurídico às trabalhadoras domésticas, informações sobre o enfrentamento aos casos de violência contra a mulher, e distribuição de materiais informativos sobre os direitos da categoria.
A programação teve início às 8h30, com um café da manhã oferecido aos visitantes, em seguida, Chirlene dos Santos Brito, presidente do Sintrad-CG deu as boas vindas e falou sobre os objetivos da feira: “Queremos mostrar o nosso trabalho, divulgar o sindicato, além disso, pensamos em oferecer serviços porque a gente sabe que é complicado deixar o trabalho e procurar um serviço desses em dias da semana, então a gente participou de uma feira realizada pelas trabalhadoras de João Pessoa e resolvemos trazer para Campina Grande”, explicou.
Luiz Antônio Silva Sousa, da direção da Casa da Cidadania, também deu as boas vindas: “Muitos não gostam de trabalhar num domingo, mas pra mim é um prazer abrir esta casa para vocês,que são uma extensão da nossa causa, um sindicato sério, que luta pela categoria”, disse. Mary Alves, assistente social e coordenadora do Programa Direitos e Igualdade de Gênero do Centrac, que desde 2006 assessora a Associação das Domésticas de Campina Grande, também esteve presente e falou sobre a importância do compromisso de cada participante da feira de divulgar o sindicato da categoria: “Quem de nós aqui não conhece alguma trabalhadora doméstica? Então devemos assumir o compromisso de cada um e cada uma de nós fale sobre o sindicato com essa trabalhadora, pela importância que essa categoria tem”, disse.
Além de servir como um espaço de interação entre as trabalhadoras e divulgar o trabalho da Associação das Domésticas e do Sintrad, fundado em novembro de 2014, a feira ainda contou com um brechó beneficente em prol das entidades da categoria na cidade, pois os sindicatos de trabalhadoras domésticas ainda não dispõem da contribuição sindical a que as demais entidades sindicais têm direito, funcionando apenas com trabalho voluntário das trabalhadoras e apoio de organizações parceiras.
Durante o evento também foi realizada uma Cineoficina com a exibição do vídeo “Trabalhadoras Domésticas em Movimento”, documentário produzido pelo Centrac em parceria com a Associação das Domésticas. Participaram da feira cerca de 60 pessoas, entre trabalhadoras domésticas e membros da comunidade em geral.
Foram parceiros da Associação das Domésticas e do Sintrad-CG na realização da Feira: o Centro de Ação Cultural – CENTRAC, o Centro de Referência da Mulher Fátima Lopes, o mandato da Deputada Estela Bezerra (PSB-PB), o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú – Procase e o Governo do Estado da Paraíba por meio das secretarias da Mulher e da Diversidade Humana – SMDH, da Saúde, do Desenvolvimento Humano – SEDH e da Casa da Cidadania de Campina Grande. A iniciativa conta com o apoio financeiro da Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE e co-financiamento da União Europeia.