O Conselho Municipal de Juventude de Campina Grande realizou sua primeira reunião na terça-feira, 11 de novembro, às 14h, no Gabinete do Prefeito com participação dos conselheiros, conselheiras e suplentes, representantes do poder público e da sociedade civil. A reunião foi facilitada por Felinto de Araújo, representando a Chefia de Gabinete.
Após uma rodada de apresentações e impressões sobre os próximos passos para efetivação do Conselho, foi definida uma comissão para elaboração do Regimento Interno do Conselho composta por 5 membros, com a assessoria do Centrac.
Também foi encaminhada a participação dos/as Conselheiros/as na Audiência Pública na Câmara de Vereadores sobre a LOA 2016, como primeira ação do Conselho logo após essa primeira reunião.
O conselheiro Alisson Callado, da Rede de Jovens do Nordeste, destacou a importância do momento: “Hoje é um dia muito importante, não só pela instalação do Conselho, mas de audiência da Lei Orçamentária Anual (LOA – 2016) e é importante a participação do conselho, também nesse espaço”, afirmou.
A próxima reunião será realizada no dia 15 de dezembro, as 14h, também no Gabinete do Prefeito. Na pauta a apresentação da proposta de Regimento Interno e definição da composição da Coordenação executiva do Conselho.
Para Alisson Callado, 2016 será um ano de um novo espaço de atuação e participação social: “Estamos plantando uma árvore que pode gerar flores e frutos, onde diferentes identidades e realidades juvenis irão dialogar, todos com um único objetivo: fazer com que a juventude na cidade possa realizar suas potencialidades. A juventude não quer mais se ver representada, seja na política ou na mídia, ela quer mais. Quer principalmente participar da construção de sua própria história”, afirmou.
O Conselho Municipal de Juventude é o órgão de representação da população jovem, sendo normativo, deliberativo, consultivo e fiscalizador da política básica e supletiva e das ações governamentais e não governamentais voltadas para a juventude e tem como objetivos, dentre outros, formular diretrizes da Política Municipal direcionada às juventudes, inclusive fixando prioridades para a definição das ações correspondentes e a aplicação dos recursos; zelar pela execução da política municipal voltada para a juventude; incentivar e apoiar a realização de eventos, estudos, pesquisas e capacitação de pessoal, no campo da promoção e defesa dos e das jovens. Foi instituído em 08 de fevereiro de 2012 e após várias ações de pressão das organizações de e para as juventudes de Campina Grande, tem sua primeira reunião neste 10 de novembro de 2015.