1º Encontro de crespas, cacheadas e transicionadas reúne homens e mulheres no Parque da Criança em Campina Grande

Publicado por Thaynara Policarpo
Campina Grande, 7 de dezembro de 2015

DSCN9330Na manhã do último domingo, cerca de 80 homens e mulheres com cabelos crespos, cacheados e transicionados realizaram o primeiro encontro em Campina Grande. O evento aconteceu das 9h30 às 12h no Parque da Criança, idealizado por Emanuele Moura, maquiadora, estudante de estética e gestão de pessoas e com apoio do Centro de Ação Cultural – Centrac.

IMG_1285Durante o evento, mulheres que passaram pela fase transição deram seus depoimentos, incentivando a valorização da beleza natural e o abandono dos alisamentos químicos capilares. A estudante Andressa Sousa, 16 anos, falou sobre sua pressa na fase de transição, pois desde os 11 anos usava o cabelo com escova progressiva e todo colorido; “Eu não aceitava meu cabelo, até que um dia eu me olhei no espelho e disse pra mim mesma: ‘Eu não aguento mais esse cabelo’! Fui ao salão da minha mãe e passei a tesoura. Se você for esperar o apoio das pessoas, você não consegue. Depois cabelo cresce, black cresce, mas tem que partir de você e depois é só curtir as fases”, afirmou.

DSCN9350Para a idealizadora Emanuele Moura, o evento é um passo importante para a valorização e aceitação da identidade do cabelo de homens e mulheres. “Quando pensei nesse evento, pensei em todas as mulheres e homens que têm dificuldade de se aceitar, de fugir desse padrão de beleza que a sociedade nos impõe, que é ter cabelo liso. Aqui é um espaço pra gente se afirmar, afirmar nosso cabelo, de ouvir experiências e de motivar mais pessoas a se libertar desse padrão”, falou Emanuele.

IMG_1355A equipe da empresa de cosméticos naturais – Bio Extratus deu uma palestra sobre “Transição capilar das cacheadas e crespas”, que trata das mulheres de cabelos cacheados e crespos alisados que estão em transição para um visual natural. Também falaram sobre os cuidados com o cabelo, os produtos adequados e o modo de uso. “Cada um tem seu tipo de cabelo e uma classificação, não adianta querer que seu cabelo tenha volume crespo, pois ele não terá”, ressaltou a cabelereira Sara Emmeli, incentivando o uso de produtos naturais no cabelo, sem sulfato, silicone, parafina e sal.

DSCN9369Apesar do grande público de mulheres, o evento também contou com a participação masculina. O jovem Rafael Augusto, 23 anos, falou um pouco sobre sua participação no evento. “Eu não imaginava que teria tantas pessoas com cabelos cacheados aqui, é uma experiência muito boa. Tenho muitos amigos que não vieram, mas que também estão assumindo seu black”, disse Rafael. O evento encerrou com dinâmicas de grupos, sorteio de brindes, venda de artesanato e piquenique.