Sábado (12) foi dia de Feira Regional da Economia Solidária Paraibana em Campina Grande. O evento aconteceu das 8h às 13h na Praça da Bandeira, reunindo 50 grupos econômicos e solidários, entre eles agricultores/as familiares, artesãos/ãs e catadores/as de materiais recicláveis das regiões do Agreste, Brejo, Cariri e Seridó Paraibanos. O evento faz parte da programação do Mês Estadual da Economia Solidária, dezembro. Neste período estarão acontecendo audiências públicas nas câmaras municipais, oficinas sobre economia solidária e feiras em diversas regiões do estado.
Durante a manhã houve exposição e comercialização de alimentos da agricultura familiar: doces, bolos, cocadas, manteiga da terra, frutas, vegetais, polpas, brigadeiro, tapioca e também dos produtos artesanais, como bolsas, chaveiros, objetos de decoração, roupas de crochê, panos de prato, carteiras, sandálias e outros produtos feitos com materiais recicláveis.
A componente da coordenação do Fórum Estadual da Paraíba, Adriana Elisabete Meira, em sua fala de abertura deu as boas vindas aos grupos presentes e ressaltou a importância da feira, “este momento é muito importante, pois estamos tendo a oportunidade de reunir grupos de várias regiões da Paraíba, e isso fortalece a Economia Solidária em nosso estado, espero que este seja apenas um momento de muitos que virão”, afirmou Adriana. “Com objetivo de fortalecer a economia solidária no estado o governo tem apoiado esse trabalho em várias cidades, a gente esta realizando essa feira com o nosso parceiro, que é o Fórum Estadual de Economia Solidária da Paraíba, garantindo uma maior visibilidade aos trabalhos dos grupos que estão aqui presentes”, ressaltou a secretária executiva de segurança alimentar e economia solidária d Governo do Estado, Ana Paula Almeida.
Para a agricultora Solange Araújo, do município de Aroeiras, a Feira é um espaço de comercialização, mas também de partilhar conhecimento: “Eu venho representando aqui um grupo de mulheres agricultoras e estou muito feliz em poder compartilhar desse momento com outros grupos de agricultores e artesãos. A gente fica lá no nosso sítio e nem sempre temos a oportunidade de estar em um espaço como esse, de muito conhecimento e riqueza”, disse a agricultora.
Também foi realizada uma oficina com o artesão ecológico Hermógenes Araújo para catadores e catadoras de matérias recicláveis. Os participantes aprenderam a fazer um Puff utilizando sete garrafas pet e papelão, que pode ser revestido com tecido, fuxico e outros materiais. Em seguida, aconteceu o desfile com os produtos que fizeram parte da feira, com o objetivo de apresentar aos visitantes o melhor produto de cada barraca. Também houve panfletagem de materiais informativos sobre economia solidária e apresentações culturais da quadrilha junina Cambebas e da cantora campinense Edvânia Aguiar.
A artesã Maria Marise é integrante do grupo Mãos da Serra Artes, da cidade de Bananeiras e está participando pela primeira vez de uma feira ao ar livre: “Eu trabalho com artesanato há 15 anos, mas ainda não tinha participado de uma feira como essa, ao ar livre. É um lugar muito bom pra gente, precisamos nos unir e entender que o trabalho da reciclagem, da agricultura familiar e do artesão andam juntos”, ressaltou Marise.
O evento é uma realização do Fórum Estadual de Economia Solidária da Paraíba com apoio da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e Economia Solidária e (Sesaes) do Governo do Estado da Paraíba.