Na tarde desta terça, dia 11 de junho a Socióloga Ana Patrícia Sampaio participou de uma aula da disciplina “Colabore e Inove” ministrada pela professora Roberta Andrade na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Hortensio de Sousa Ribeiro (Premen).
A atividade reuniu cerca de 150 jovens e buscou conectar os conteúdos que estão sendo trabalhados na disciplina como a “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com o trabalho desenvolvido pelo Centrac, especialmente quanto às ações que buscam a garantia do direito humano à alimentação adequada e a equidade de gênero.
Foram apresentados os programas desenvolvidos pela instituição e discutidas as conexões estabelecidas com os ODS’s, o surgimento dos mesmos, a construção da Agenda 2030 e qual o papel de cada pessoa e dos agentes públicos no cumprimento dessa agenda. Estudantes fizeram questionamentos quanto à construção da Agenda 2030 e discutiram como os temas dos ODS’s estão relacionados com a qualidade de vida da juventude. Ao final, se comprometeram em cumprir alguns dos ODs’s, especialmente o ODS 2 que visam acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição, promover a agricultura sustentável e o ODS 3 que busca alcançar a igualdade de gênero e empoderar mulheres e meninas.
A disciplina “Colabore e Inove” fundamenta-se no método da aprendizagem centrada no estudante de Carl Roger e na pedagogia da autonomia de Paulo Freire e visa trabalhar as habilidades da comunidade estudantil para compreensão do contexto e criação de soluções para desafios cotidianos, facilitando os meios para criar um ambiente que estimule o empoderamento, a participação e a colaboração e o fortalecimento da autoconfiança e da autonomia discente.
Foi criada pelas professoras Luiza Iolanda Cortez e Giovania Lira no contexto do Programa Gira Mundo Finlândia, ocorrido entre 2017 e 2018 e gerou-se a partir da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SEE), a Comissão Executiva das Escolas Cidadãs Integrais e a Instituição Proakatemia (Cultura e Educação Empreendedora) da Universisty of Applied Sciences (TAMK) da Finlândia.