Fórum Mercosul das Economias Transformadoras – Mostra de Extensão Popular

Publicado por Thaynara Policarpo
Campina Grande, 29 de outubro de 2019

A “Mostra de Extensão Popular – Contribuição das Economias Transformadoras para um outro mundo possível, que já acontece entre nós” – é um espaço de diálogo e reflexão sobre iniciativas e trabalhos universidades públicas e outras instituições de ensino superior, que dialogam com experiências desenvolvidas pela sociedade e que se contrapõem à ideia de que “não há alternativa” ao conservadorismo moral e o neoliberalismo econômico que nos circunda e anunciam novas formas de viver no aqui e agora.

A construção desta Mostra parte do entendimento de que as parcerias entre universidades, organizações populares e movimentos sociais tem sido espaço para a construção coletiva de conhecimento e de estratégias de inovação no campo das Economias Feministas, da Economia Solidária, dos Bens Comuns, da Agroecologia e da Segurança Alimentar e Nutricional. Neste sentido, a exposição, o registro e a troca de experiências proporcionadas por esta Mostra podem contribuir tanto para o fortalecimento das ações, como para a inspiração de novas iniciativas, incentivando uma visão holística que nos ajude a identificar e combinar a riqueza plural de uma socioeconomia verdadeiramente transformadora.

O potencial formativo desta proposta reside nas possibilidades de reflexão-ação-reflexão, de modo que este convite inicial já expressa o ensejo de construção de espaços permanentes de partilha de conhecimentos e da necessária interação entre Universidade e Sociedade.

Os resumos devem ser inscritos em um dos quatro eixos, interconectados entre si, que fazem parte do círculo virtuoso das economias transformadoras, levando em conta os diferentes espaços geradores de uma economia plural que, muitas vezes, foram negligenciados e/ou atacados pela economia de mercado em sua ânsia de mercantilizar tudo e de esconder a força propulsora dessa pluralidade.

  1. Economias Feministas – reconhecimento do trabalho das mulheres para além da inclusão no mercado, mas que aponte para outro paradigma no qual o bem-estar e a sustentabilidade da vida humana perpassam o campo produtivo e reprodutivo. Este eixo deve ser o centro da organização socioeconômica. Uma economia que coloca a Vida e todos os processos que tornam isso possível, de forma sustentada, com ênfase particular na economia do cuidado e no papel fundamental das mulheres.
  2. Economia Solidária – entendida como uma alternativa ao modelo econômico fundado no modo de produção capitalista. Propõe um modelo de desenvolvimento que tem como fundamento um novo modo de produção, comercialização, finanças e consumo que privilegia a autogestão, a cooperação, o desenvolvimento comunitário e humano, a justiça social, a igualdade de gênero, raça e etnia, acesso igualitário à informação, ao conhecimento e à segurança alimentar, preservação dos recursos naturais pelo manejo sustentável e responsabilidade com as gerações presente e futuras construindo uma nova forma de inclusão social com participação de todos.
  3. Agroecologia e Segurança Alimentar e Nutricional – Considerando agroecologia enquanto proposta de bem viver que tem um papel estratégico na reconfiguração de sistemas alimentares mais justos, sustentáveis e resilientes; sistemas esses que são viáveis e absolutamente necessários, apoiados na construção de novas relações campo-cidade.
  4. Bens Comuns – categoria que deve considerar os seus três grandes eixos: urbano comum, natural comum e digital comum. Comum é aqui entendido como uma alternativa de gestão de recursos e produção de valor, baseada na gestão social, na participação popular e na emancipação humana, quebrando a dualidade do Estado-mercado como os únicos espaços visíveis e legítimos para a produção, gestão e alocação de recursos do sistema econômico.

Quando? Onde?

A Mostra será realizada em dois espaços:

 1- Na Lona Cultural Marielle Franco, em Maricá – RJ, no dia 29 de novembro de 2019, de 09 às 18 horas durante o Seminário Internacional “Um outro Mundo é Possível e já acontece entre nós”, que abre o Fórum Mercosul das Economias Transformadoras.

2- Na Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Fundão, no dia 30 de novembro de 2019, de 09 às 19 horas, durante o Fórum Mercosul das Economias Transformadoras.

Obs.: Os trabalhos podem ser inscritos para um único espaço ou para os dois.

Quem participa?

Podem enviar trabalhos estudantes, técnicas/os e professoras/es de graduação e pós-graduação de universidades públicas e outras instituições de ensino superior, assim como educadoras/es populares e lideranças comunitárias vinculadas/os a organizações extensionistas, redes e articulações da sociedade civil.

Como se inscrever?

Solicitar inscrição, com envio do resumo, pelo email mostradeextensaopopular@gmail.com já indicando em qual evento deseja expôr o trabalho (só no Seminário Internacional, só no Fórum Mercosul, ou nos dois).

Data limite para envio de resumos: 31 de outubro de 2019 (prazo prorrogado).

A comunicação sobre os resumos aprovados será feita por e-mail até o dia 08 de novembro.

Prazo para pagamento da taxa de inscrição para apresentadores/as: até 14 de novembro de 2019.

Para apresentação em um dos eventos o valor será de R$ 20. Para apresentação nos dois eventos o valor será de R$ 35. A orientação para pagamento da taxa de inscrição será enviada por email, junto com a comunicação de aprovação do resumo.

Qual o formato do resumo?

O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial 11, espaçamento simples entre linhas, contendo entre 350 e 400 palavras. Deve conter título, contexto (local, período, participantes, parcerias, contexto sócio político), descrição da experiência (com objetivos, metodologia), resultados, considerações finais. Nome dos/as autores/as e contato do/a apresentador/a (e-mail e telefone).

Cada participante poderá enviar até dois resumos (mas poderá entrar como co-autor/a em trabalhos inscritos por outros/as participantes).

Os trabalhos poderão ser redigidos em português, espanhol ou guarani.

Como será a apresentação?

Poster, tamanho de 120 cm (altura) e 90 cm (largura).

A confecção do poster será de responsabilidade do/a autor/a.

Certificado

– No certificado do trabalho constará o nome de todos/as os/as autores/as, desde que pelo menos um/a dos/as autores/as esteja presente na Mostra. Será enviado ao e-mail da/o pessoa que apresentar, até 30 dias após o evento.

 Qualquer dúvida, favor entrar em contato a coordenação pelo e-mail mostradeextensaopopular@gmail.com