Organizações Sociais da América Latina realizam no Rio de Janeiro Fórum Mercosul das Economias Transformadoras

Publicado por Aurea Olimpia
Campina Grande, 7 de novembro de 2019

As Organizações da Plataforma Mercosul Social e Solidário – PMSS no Brasil, Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural – Assessoar; Centro de Ação Comunitária – Cedac e Centro de Ação Cultural – Centrac realizarão nos dias 29 e 30 de novembro, o Fórum Mercosul de Economias Transformadoras. Na sexta, 29, o evento acontecerá na Lona Cultural Marielle Franco em Maricá-RJ, já no sábado, dia 30 acontecerá no Campus Fundão da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

O Fórum tem como objetivos contribuir com o debate sobre os modelos de desenvolvimento em disputa e tornar visíveis as demandas e práticas transformadoras dos movimentos sociais e políticos populares da região, além de gerar processos de formação, intercâmbio e produção de saberes coletivos, com base nas experiências e lutas dos Movimentos Sociais da região, a partir de uma perspectiva feminista, de direitos humanos, de justiça social e bem viver. A participação é aberta ao público e as inscrições para o primeiro e o segundo dias podem ser feitas através dos links: https://bit.ly/36IqMoc e https://bit.ly/2WQnA5v

Plataforma Mercosul Social e Solidário (PMSS) nasce no ano de 2004 com a proposta de somar e dar visibilidade à sociedade e em particular os movimentos sociais, como componente estratégico da integração dos Estados, a partir da criação do Mercosul. É composta por 17 organizações sociais dos países Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Brasil. Estarão participando dos dois de programação cerca de ?? pessoas entre representantes das organizações e movimentos sociais dos cinco países, estudantes, pesquisadores e autoridades políticas convidadas.

Seminário Internacional

Na programação do primeiro dia, acontecerá das 8h30 às 17h30, o Seminário Internacional “Um outro mundo é possível e já acontece entre nós”, com três mesas temáticas sobre os seguintes eixos de discussão: Eixo 1 – Os modelos de desenvolvimento em disputa e a construção do poder popular a partir das organizações e movimentos sociais e suas práticas transformadoras; Eixo2 – Viver na cidade: experiências de movimentos sociais e de gestão pública no desafio de construir cidades sustentáveis, igualitárias e socioambientalmente justas; Eixo 3: Interação campo-cidade na construção da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional: avanços e Desafios.

Paralelamente à realização das três mesas temáticas, acontecerá a Mostra de Extensão Popular – Contribuição das Economias Transformadoras para um outro mundo possível, que já acontece entre nós, com exposição de trabalhos e experiências acadêmicas e populares.

No dia 29, das 9h às 17h30, o evento contará com Rodas de Conversa simultâneas, a partir de 04 eixos de discussão: Eixo 1: Economias Feministas, Eixo 2- Bens Comuns, Eixo 3 – Economia Solidária, Eixo 4 – Agroecologia e Segurança Alimentar e Nutricional. Encerrando o evento, haverá uma roa de samba comandada pela sambista Dandara Alves.

O Fórum conta com as parcerias do Banco Mumbuca de Maricá; Incubadora de Iniciativas e Empreendimentos Solidários da UFRN – INICIES; Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Red intercontinental de Promoción de la Economía Social Solidaria de América Latina y Caribe – RIPESS-LAC; Movimiento Agroecológico de América Latina y el Caribe MAELA – e do Foro Social Mundial de las Economías Transformadoras – FSMET. Conta ainda com os apoios do CCFD – Terre Solidaire e da Prefeitura Municipal de Maricá.