Na terça-feira, 10 de dezembro, o Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes, em Campina Grande-PB, comemorou seus sete anos de funcionamento em um evento de solenidade realizando durante a manhã da terça, no Centro Artístico Cultural da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Durante a comemoração, houve a abertura da exposição “Mulheres Fazendo Artes”, resultado de oficinas de artes realizadas com as mulheres vítimas de violência doméstica e sexual atendidas pelo Centro. Na ocasião, foram homenageadas instituições e organizações que atuam como parceiras do Centro no enfrentamento a violência contra a mulher, como a UEPB, o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), a Delegacia Especializada da Mulher e o Centro de Ação Cultural – CENTRAC.
Também foram homenageadas mulheres lideranças que fizeram e fazem história no Brasil e na Paraíba como Chirlene dos Santos, integrante do Sindicato Estadual dos Trabalhadores Domésticos da Paraíba e Paula Adissi, ativista do movimento feminista, falecida no ultimo dia 5 de dezembro, vítima de um câncer.
O Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes – É um mecanismo específico do programa de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres com atendimento psicológico, social, jurídico, de orientação e informação às mulheres em situação de violência doméstica e sexual.
A mulher que procura o serviço é acolhida por uma equipe multidisciplinar de profissionais – advogada, psicóloga, assistente social, e educadora social – que, depois de escutá-la, realizam o atendimento e encaminham para outros serviços da rede de enfrentamento à violência, quando necessário. O objetivo dos atendimentos é que a mulher atendida seja apoiada para romper o ciclo de violência alcançando a resolução do seu caso, através do apoio institucional e do fortalecimento da sua autoestima.
O serviço já atendeu a 4.150 mulheres desde 2012 e está fortalecendo a rede de atendimento em mais de 44 cidades com formação e capacitação de profissionais. Nesse período foram realizadas 305 atividades atingindo um público de 12.387 pessoas.