Segurança alimentar é tema de debate entre alunos de escola estadual de Campina Grande

Publicado por Thaynara Policarpo
Campina Grande, 6 de março de 2020

Alunos do 2° e 3° ano médio da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, do bairro Mutirão, e alunos do Curso Técnico de Informática do Instituto Federal da Paraíba – IFPB Campus Campina Grande, participaram da roda de conversa sobre segurança alimentar realizada pelo Centro de Ação Cultural – Centrac. O debate aconteceu durante a Feira de Saberes e Sabores promovida pelo IFPB na ultima quinta-feira (5 de março).

Para iniciar o debate, Maria Socorro Oliveira da equipe Centrac preparou duas mesas com comidas, uma com produtos in natura, tapioca, pipoca de milho e doces, todos livres de transgênicos e agrotóxicos e outra mesa com produtos industrializados, ultraprocessados. Os estudantes foram convidados a experimentar os alimentos das duas mesas, mas a preferência foi para os produtos industrializados.

Em seguida, foi apresentado o vídeo “O que é alimentação saudável”, que aborda as mudanças na forma de adquirir os alimentos durante o passar dos anos. “Antigamente a gente sabia exatamente de onde o nosso alimento vinha, porque a gente não vivia numa rotina tão acelerada, nem tínhamos tantas opções de produtos industrializados como hoje. Ter uma galinha no quintal de casa é muito difícil, isso a gente só consegue nas regiões mais rurais”, disse Socorro Oliveira.

Após o vídeo, os estudantes refletiram sobre os alimentos que consomem diariamente e quais desses alimentos nutrem e trazem segurança alimentar para sua saúde. “Eu percebo que nas refeições mais certas, como o almoço e o jantar eu como melhor, mas durante os lanches a preferência é sempre por salgado e industrializados. E a gente percebe que isso não faz bem e não alimenta de verdade e também porque os alimentos industrializados são sempre mais fáceis”, falou o estudante Kayke Ferreira, 15 anos, da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida.

Também foi apresentado alguns elementos conceituais da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil e do Direito Humano a Alimentação Adequada – DHAA. A Segurança alimentar é um direito de todos e todas ao acesso a comida com qualidade e quantidade, que respeite a diversidade cultural e que seja social, econômica e ambientalmente sustentáveis.

Um segundo vídeo apresentado a turma, intitulado “Comida que alimenta”, explica como funciona a agricultura familiar e as feiras agroecológicas. Socorro Oliveira também esclareceu aos alunos sobre os riscos dos alimentos produzidos com agrotóxicos e transgênicos à nossa saúde. “Estamos cada vez mais consumindo alimentos produzidos com agrotóxicos e transgênicos, que é esse T que vocês estão vendo nas embalagens dos produtos. Aqui no Brasil nós temos liberação de diversos agrotóxicos que são proibidos em vários países do mundo. Pra que a gente chegue a uma velhice saudável, precisamos começar a pensar melhor sobre nossa alimentação de hoje, pensando numa comida que valorize a nossa cultura, que seja de qualidade, que não explore o meio ambiente e nem a vida humana”, afirmou Socorro. Ao término da atividade, os estudantes receberam um material informativo sobre o tema agrotóxicos.