Barômetro das Resistências da Sociedade Civil Brasileira em 2019

Publicado por Thaynara Policarpo
Campina Grande, 23 de março de 2020

Em um contexto de crescente criminalização dos movimentos sociais no Brasil, 17 organizações francesas de solidariedade internacional decidiram em dezembro de 2018 lançar uma coalizão para fazer convergir suas ações em favor da democracia brasileira. A Coalizão Solidariedade Brasil, em parceria com organizações da sociedade civil brasileira, desenvolve na França e na Europa ações de sensibilização, de visibilidade e de defesa dos direitos, especialmente com os grupos vulneráveis.

Com o lançamento da campanha “O Brasil resiste. Lutar não é crime”, a Coalizão Solidariedade Brasil e suas organizações parceiras e aliadas alertaram-nos para a deterioração da situação da democracia no Brasil. Incitam-nos a agir ao seu lado, a tornar visíveis desprezo pelo meio ambiente assim como a denunciar as crescentes violações dos direitos humanos nos territórios, que afetam as comunidades camponesas, indígenas e tradicionais, as mulheres, as populações LGBT, as populações mais vulneráveis da sociedade.

A campanha adotou um instrumento capaz de contribuir com um balanço da situação social do Brasil. Trata-se de um barômetro que mede a pressão que a sociedade civil tem sofrido nos últimos tempos e, em particular, nos últimos dois anos.

Confira o barômetro no link: https://centrac.org.br/publicacoes/outros-materiais/