No próximo dia 16 de outubro de 2024, em comemoração à Semana Mundial da Alimentação, a Praça da Bandeira, em Campina Grande, será o palco da Feira Regional Agroecológica, organizada pelas organizações da Rede ASA PB (Articulação do Semiárido Paraibano). O evento, que acontece das 7h às 12h, reúne agricultores familiares de vários territórios da Semiárido paraibano, como Alto e Médio Serão, Curimataú, Casaco, Coletivo, Folia e Borborema, oferecendo alimentos agroecológicos, totalmente livres de agrotóxicos.
Alimentos saudáveis e o combate aos agrotóxicos
Com o lema “Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores”, a feira busca conscientizar a população sobre os impactos negativos do uso excessivo de agrotóxicos e a importância de promover uma agricultura mais sustentável. O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo desde 2011, tendo utilizado mais de 800 mil toneladas dessas substâncias em 2022, o que representa 22% do total global, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Apesar de, há uma década, ter sido criado o Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pronara), que integra o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), o programa nunca foi efetivamente posto em prática. O Pronara foi idealizado para reduzir a dependência do país em agrotóxicos, promovendo práticas agroecológicas e a produção de alimentos saudáveis, sem afetar a produtividade. Entretanto, as pressões do agronegócio têm retardado a implementação do programa, destacando a necessidade de ações mais contundentes para proteger a saúde da população e o meio ambiente
A Feira Agroecológica é uma oportunidade para fortalecer o debate sobre a implementação do Pronara e de outras políticas públicas voltadas para a promoção da agroecologia e a redução de agrotóxicos, além de reafirmar a importância de uma transição urgente para práticas agrícolas mais seguras, que preservem a saúde da população e o meio ambiente. Ao apoiar os agricultores e as agricultoras familiares agroecológicas, a feira defende um modelo de produção que valoriza o ser humano, a natureza e o direito a uma alimentação saudável.
A Feira Regional Agroecológica é um exemplo prático de como a agricultura pode ser feita de forma sustentável e sem o uso de venenos. Toda a produção que será comercializada no evento vem de práticas agroecológicas, respeitando o meio ambiente, o solo e a saúde de quem consome. Frutas, legumes, hortaliças, ovos, queijos, mel, bolos, doces, sucos e outros produtos artesanais serão ofertados aos visitantes por cerca de 80 agricultoras/es, todos produzidos com responsabilidade.
A feira também contará com uma animada programação cultural para toda a família. Um trio de forró pé-de-serra garantirá a trilha sonora do evento, enquanto o teatro de bonecos encantará o público com histórias que abordam, de maneira lúdica, a importância da agroecologia e do consumo consciente. Além disso, os participantes terão a chance de participar do sorteio de um balaio agroecológico recheado das produções dos e das agricultoras participantes da feira.
Participe da Feira Regional Agroecológica!
A Feira Regional Agroecológica, que acontece no dia 16 de outubro de 2024, na Praça da Bandeira, em Campina Grande, é uma oportunidade para a população conhecer, apoiar e consumir produtos de qualidade, livres de agrotóxicos. Venha participar!
Texto: Mayara Góes