Dicionário de Mulheres Paraibanas

Publicado por Thaynara Policarpo
Campina Grande, 25 de abril de 2025

O recém-lançado Dicionário de Mulheres Paraibanas é um marco na construção da memória coletiva e popular das mulheres que moldaram (e seguem moldando) a história do nosso estado. Com alegria e orgulho, celebramos a presença de duas colaboradoras do Centrac nesta publicação.

Ana Patrícia Sampaio, socióloga e coordenadora do Programa Direitos e Igualdade de Gênero do CENTRAC, contribuiu com 02 verbetes, sendo um sobre a Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande. Fundada em 1980, a Associação atua na luta por direitos, promovendo encontros, cursos e mobilizações em defesa da categoria. O verbete destaca a força política e a organização da categoria. O outro verbete é sobre Jô Oliveira, Assistente Social, militante de Movimentos Sociais ligados a defesa de direitos de segmentos vulnerabilizados e primeira mulher negra a se eleger como Vereadora no Município de Campina Grande-PB.

Já Mary Alves, assistente social que integra o quadro de associadas do Centrac, escreveu em coautoria com Franciely Santos, também assistente social e ex-integrante da equipe do Centrac, sobre Idalina Maria Freitas Lima Santiago, conhecida como Naca — ativista feminista, professora universitária, doutora em serviço social e pesquisadora, com uma atuação marcante na Paraíba na defesa dos direitos das mulheres, da população LGBTQIAPN+ e no enfrentamento à violência de gênero.

O e-book nasceu da união de professoras-pesquisadoras de diferentes universidades e organizações da Paraíba. É uma expressão viva de um fazer acadêmico e político compartilhado, que reafirma a importância da escrita coletiva e de outras narrativas possíveis.

A obra não tem fins lucrativos, não será comercializada em sua versão digital e pode ser amplamente divulgada em qualquer rede ou plataforma, em consonância com a Licença Creative Commons – Atribuição – Uso Não Comercial – Não a Obras Derivadas (by-nc-nd). Isso significa que o conteúdo pode ser livremente compartilhado e reproduzido, desde que citada a fonte e respeitados os direitos autorais, conforme a Lei 9.610/98.

Para acessar o e-book, CLIQUE AQUI e compartilhe com sua rede de mulheres!