Estudantes de Educomunicação produzem documentário sobre a Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande

Publicado por Aurea Olimpia
Campina Grande, 16 de março de 2014

1624859_10202957070999577_541491391_nUma dupla de estudantes do Curso de Comunicação Social com ênfase em Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está produzindo um documentário sobre a Associação das Trabalhadoras Domésticas de Campina Grande. O vídeo está sendo produzido como trabalho de conclusão de curso de Gilmara da Mata e Ramon Leite. “A ideia surgiu depois que conhecemos a Associação através de uma colega de curso que fez algumas produções junto com as domésticas. Como a gente sempre quis que o nosso trabalho tivesse uma contribuição social, pensamos em fazer um produto que pudesse servir á entidade”, explica Gilmara da Mata. O trabalho dos dois estudantes conta com a supervisão da professora Graça Amaro, da disciplina práticas educativas em audiovisual.

Oficinas – A produção do filme, que será um curta-metragem, integra o que os dois estudantes chamam de “Trabalho de Intervenção” junto à Associação iniciado em novembro de 2013, que teve, em um primeiro momento, a realização de oficinas sobre o uso das redes sociais para mobilização e sobre inclusão digital, que debateu ferramentas como blogs, sites, etc. e em um segundo momento houve a realização de oficinas de audiovisual, que trabalhou com as domésticas a ideia da produção do documentário. Segundo os estudantes, a produção do roteiro contou com a contribuição das trabalhadoras e partiu de um resgate histórico da entidade, pois após o contato com as mulheres, elas sentiram que faltava esse registro. O Centro de Ação Cultural (CENTRAC) que assessora a Associação desde 2006, com um trabalho de formação no campo dos direitos da categoria, vem apoiando a produção do vídeo desde o surgimento da proposta, cedendo o espaço para as filmagens e a para a realização das oficinas, contribuindo com o resgate de pessoas e momentos históricos da entidade, fundada em 1986.

Chirlene dos Santos Brito faz parte da diretoria atual da Associação e conta que a entidade recebeu com entusiasmo a proposta dos 1957456_10202957094440163_1891481542_nestudantes: “A gente achou muito importante porque isso vai ajudar a dar mais visibilidade à Associação, é um meio da gente estar se comunicando melhor”, avaliou. As gravações começaram no domingo, 15 de março e terão continuidade na quinta-feira, 20 de março. O lançamento do curta está previsto para acontecer no final do mês, durante um encontro de trabalhadoras domésticas que será realizado em Campina Grande.