Lideranças do Agreste participam de Formação sobre Meio Ambiente e os Resíduos Sólidos

Publicado por Suzana Araújo
Campina Grande, 14 de abril de 2014

Na última sexta, 11 de abril, o Centro de Ação Cultural (CENTRAC) promoveu o encontro de formação municipal, realizado no auditório da Cúria Diocesana de Campina Grande-PB. Participaram da formação representantes do Fórum de Liderança do Agreste (FOLIA) e representantes das comissões municipais das cidades de Aroeiras, Fagundes, Gado Bravo, Ingá, Itatuba, Itabaiana, Mogeiro e Umbuzeiro.  A formação é uma das ações do Programa Uma Terra Duas Águas (P1+2), da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil). As comissões municipais de recursos hídricos são responsáveis por discutirem e ajudar no desenvolvimento dos programas da ASA.

O encontro teve início com uma mística de abertura, com uma leitura bíblica. A formação abordou o tema sobre meio ambiente com o foco principal para os resíduos sólidos e a destinação do lixo. Madalena Medeiros coordenadora do programa P1+2 no CENTRAC trabalhou a temática e iniciou propondo aos participantes a contemplação de diversos cenários através de fotografias com o intuito de estimular uma reflexão, fazendo os seguintes questionamentos: “o que é meio ambiente?”,  “o que vem a ser lixo?”, e com uma roda de diálogo todos foram expondo seus conceitos e ideias a respeito da temática. A participante Maria Eunice moradora de Fagundes em seu depoimento relata que para ela “o único lixo que não serve é o de banheiro”, já a agente comunitária de saúde Josefa D´arc Barbosa moradora da cidade de Gado Bravo relatou que já tem atitudes voltadas para preservação do meio ambiente, ela fala que recicla garrafas pets, e o dinheiro é revertido para a construção de uma igreja.

O encontro de Formação Municipal teve como objetivo conscientizar os participantes sobre a responsabilidade compartilhada, na responsabilidade que cada um tem com o seu descarte, ou seja, temos que saber o destino certo para cada tipo de resíduo. Outro propósito do encontro é que cada participante seja multiplicador do conhecimento adquirido, compartilhando em suas cidades nas associações e entidades as quais participam.

Nesta formação também foi apresentada a equipe do CENTRAC que está iniciando os trabalhos no programa P1+2 que estará trabalhando com famílias da região do FOLIA com cisternas para segunda água de produção. No encontro também estavam presentes membros de instituições como o Programa de Aplicação de Tecnologia Apropriada às Comunidades (PATAC), Serviço da Pastoral do Imigrante (SPM)  e Comissão Pastoral da Terra (CPT).